Procon constata grande variação no preço de floras

Em razão do Dia de Finados, órgão também realizou pesquisa para apurar valores cobrados por serviços funerários.

25/10/2012 - 14:57

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou pesquisa, nos dias 22 e 23 de outubro, para apurar preço de flores e serviços funerários. O diagnóstico foi motivado pela proximidade do Dia de Finados, 2 de novembro. O órgão constatou grande variação nos preços praticados pelas diversas floriculturas da cidade, chegando até a 450% de diferença. É o caso do vaso de gerbera, que apresentou preços entre R$10,00 e R$55,00. O Procon pesquisou 15 espécies, sendo que o preço cobrado pelo antúrio foi o que sofreu a menor variação, de 100%.

Quanto à variação anual dos preços, a pesquisa constatou ligeiro aumento no valor das flores, com acréscimo em torno de 0,24% em relação aos preços praticados em 2011.

Tendo em vista as circunstâncias do mercado, o Procon Assembleia recomenda aos consumidores que tenham cautela ao negociar com as floras. Além da variação de preços dos diversos tipos de flores, o consumidor deve observar que há espécies vendidas em molhos, em arranjos variados, vasos com ou sem embalagem, bem como flores vendidas em buquês e na unidade. O mais indicado é comparar os valores a partir das diversas modalidades de ofertas.

Serviços funerários – As despesas com sepultamento também apresentaram considerável variação. A pesquisa foi realizada em funerárias e cemitérios de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Em relação às urnas, o Procon Assembleia encontrou diferenças de até 605,13% nos preços praticados pelos estabelecimentos visitados. Os valores de serviços funerários e de velório variaram respectivamente 133% e 282%.