Deputados aprovaram parecer sobre projeto de lei que trata de queijos artesanais.
Projeto pode facilitar a certificação de queijo artesanal em Minas

PL sobre queijo artesanal está pronto para Plenário

Comissão de Política Agropecuária aprovou nesta terça (16) parecer de projeto de lei sobre queijo artesanal.

16/10/2012 - 18:44

O Projeto de Lei (PL) 1.702/11, que altera normas sobre a produção de queijos artesanais no Estado, recebeu nesta terça-feira (17/10/12) parecer favorável de 2º turno da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial. Com isso, ele já pode voltar para apreciação definitiva em Plenário. De autoria do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), o projeto altera a Lei 14.185, de 2002. Entre outras coisas, ele amplia os tipos de queijo artesanal de que trata o texto da lei, a qual se limita ao queijo Minas.

O relator da proposição foi o deputado Fabiano Tolentino (PSD). Ele opinou pela aprovação na forma do substitutivo nº 1 ao vencido, ou seja, ao texto aprovado em 1º turno. Em seu parecer, Tolentino aponta que, embora o projeto tenha recebido um substitutivo e 11 emendas na tramitação em 1º turno, sua proposta central não foi alterada. Ela consiste, em linhas gerais, na valorização e no incentivo à ampla cadeia produtiva do setor. As modificações, acrescenta o deputado, aprimoraram o conteúdo do PL 1.702/11, em virtude de avanços institucionais verificados na regularização da produção de queijos artesanais em Minas e no Brasil.

O novo substitutivo apresentado pelo relator reestrutura o texto do projeto em capítulos, seções e subseções, tornando a leitura mais simples. Algumas partes foram completamente reescritas, como os dispositivos relativos à comercialização. Foram revistos, ainda, detalhes relativos às condições sanitárias para a efetivação do transporte e as exigências de identificação dos produtos com ou sem embalagem.

Requerimentos – Durante a reunião foram aprovados quatro requerimentos. O primeiro, de autoria do presidente da Comissão, deputado Antônio Carlos Arantes, trata da realização de audiência pública para debater a proposta de revisão do PPAG – 2012/2015, exercício 2013, no âmbito da Rede de Desenvolvimento Rural e do Programa Cultivar, Nutrir e Educar.

O segundo, de autoria da deputada Liza Prado (PSB), solicita à Cemig pedido de informações sobre as oscilações de energia elétrica ocorridas no meio rural do Alto do Paranaíba e Noroeste de Minas, sobre o ressarcimento dos prejuízos causados aos produtores rurais e as providências que estão sendo tomadas para o problema não se repetir. O terceiro, também da deputada Liza Prado, requer que seja realizada reunião de audiência pública da Comissão para debater os prejuízos causados por essas oscilações de energia elétrica.

O último requerimento, também da deputada Liza Prado, pede a realização de audiência pública da Comissão para debater, apurar e esclarecer sobre a propagação do "Mormo", doença infecto-contagiosa que tem atingido equídeos de vários estados brasileiros. O “Mormo” pode contaminar também o homem e outros animais.

Consulte o resultado da reunião.