Comissão de Direitos Humanos apura denúncia de assédio moral

Suposta vítima é servidora da Secretaria de Estado de Saúde.

05/10/2012 - 10:56

Um suposto assédio moral sofrido pela servidora pública lotada na Comissão Permanente de Arquivos e Documentos da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Elaine Bastos Peluso, será o tema de uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião está marcada para quarta-feira (10/10/12), às 9 horas, no Auditório. Segundo o requerimento apresentado pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT), a servidora teria sido vítima de desqualificação por parte de seu superior hierárquico e teria passado por isolamento do grupo profissional, atos que caracterizariam algumas modalidades de assédio moral.

Além disso, de acordo com a denúncia recebida, a servidora estaria sofrendo degradação das suas condições de trabalho, atentados contra seus direitos e sua dignidade, o que estaria comprometendo sua saúde física e mental e trazendo prejuízos ao seu desenvolvimento profissional. O requerimento cita ainda que, em 2011, Elaine teria respondido a um processo administrativo disciplinar por conduta funcional irregular, do qual teria sido absolvida.

Convocação  – Além da suposta vítima do assédio, foram convocados para a reunião o subsecretário de Estado de Inovação e Logística em Saúde, João Luiz Soares; a diretora de Logística e Patrimônio da Superintendência de Gestão da SES, Itacy Rita Pires Rocha; o presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo da SES, Luiz Carlos Gomes; o diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Lagoa Santa, Hilton Brant Machado; a integrante da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo da SES Maria das Dores Lobo Ferreira; a autoridade sanitária do Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde da SES, Vanêssa Monteiro de Andrade; a especialista em Políticas de Saúde da Superintendência Regional de Saúde da SES, Flávia Lúcia de Barros Barezani; e Rita de Cássia Alves de Araújo. Também foi convidada a promotora Josely Ramos Pontes.