Homenagem reúne governador e autoridades estaduais
Solenidade comemorou os 20 anos da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho.
20/09/2012 - 12:46Com a presença do governador Antonio Anastasia, do vice-governador Alberto Pinto Coelho, de deputados, desembargadores, políticos e autoridades estaduais, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou, na manhã desta quinta-feira (20/9/12), Reunião Especial de Plenário em homenagem aos 20 anos de fundação da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. A solenidade, solicitada pelos deputados Dalmo Ribeiro Silva e Bonifácio Mourão, ambos do PSDB, contou ainda com a presença de estudantes e servidores da instituição, além de parentes do professor Paulo Neves de Carvalho.
Na ocasião, o governador Antonio Anastasia e o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), entregaram, pela primeira vez, a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho. O agraciado foi o professor Vicente de Paula Mendes. Sua escolha se deu por eleição em reunião do Conselho da Medalha, por ele ter sido um dos idealizadores da Escola, ao lado do Professor Paulo Neves de Carvalho. Criada pelo Decreto 45.755, de 7 de outubro de 2011, a Medalha Professor Paulo Neves de Carvalho é destinada a homenagear o cidadão mineiro que tenha contribuído de forma relevante à gestão pública do Estado.
Emocionado, o professor Vicente de Paula Mendes afirmou que essa foi a homenagem mais preciosa que recebeu e que é uma alegria ter seu nome ligado de alguma forma a Paulo Neves de Carvalho, que foi um mentor e mestre para ele e um trabalhador incansável em defesa da educação.
Em sua fala, Vicente de Paula Mendes ressaltou as nuances da velhice, com sentimentos alternados entre a tristeza e a alegria. “Quando envelhecemos de verdade, gostamos mais de ouvir do que de falar e nos tornamos mais humildes pela certeza de nossa insignificância”, opinou. Ele destacou que a vida é uma oportunidade de evoluir. “Quando envelhecemos, temos a oportunidade de agradecer pelo que tivemos. Compreendemos que tudo que recebemos são dádivas de Deus. Quando envelhecemos, o silêncio se torna mais precioso porque é mais propício à reflexão, para entender que o trabalho e as dificuldades são bênçãos, para nos permitir, passo-a-passo, subir cada degrau em nossa jornada de ascensão”, filosofou.
O governador Antonio Anastasia iniciou seu discurso dizendo que as palavras do professor sobre a velhice emocionaram a todos e deixaram ainda mais claro o sentimento de profundo carinho dele em relação a Paulo Neves de Carvalho. “Esta é a comprovação clara de que o conselho da medalha teve o grande acerto em indicá-lo, por unanimidade”, afirmou. Anastasia também lembrou que na década de 80 os dois professores se associaram para criar um curso superior de Administração Pública.
Escola tem reconhecimento nacional
Os resultados obtidos nos exames nacionais de educação, sendo reconhecida como uma das melhores escolas públicas do País, foram destacados pelos participantes da reunião, entre eles o coautor do requerimento para a homenagem, deputado Bonifácio Mourão. “Hoje podemos dizer orgulhosamente que o Estado de Minas Gerais tem a mais conceituada escola de governo do Brasil”, afirmou. Para Mourão, o reconhecimento da sociedade se deve, sobretudo, pela sólida trajetória da escola e também pelos resultados obtidos nacionalmente.
O governador Antonio Anastasia destacou que o reconhecimento público da Escola de Governo fala por si só. "As homenagens aos 20 anos de fundação são todas recorrentes, porque estamos no dia-a-dia aplicando o ensinamento, que Paulo Neves de Carvalho nos trouxe, de agir com responsabilidade e com consciência limpa. É uma batalha incansável em prol do interesse público”, disse o governador.
Antonio Anastasia e Bonifácio Mourão também destacaram a trajetória acadêmica de Paulo Neves de Carvalho e a criação da lei que conferiu seu nome à Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. A diretora-geral da instituição, Luciana Raso, também lembrou que a ALMG aprovou a norma nesta data, 20 de setembro, há oito anos. Para o governador, foi louvável a iniciativa de dar à instituição o nome de seu primeiro diretor, patrono e idealizador. “A Escola de Governo representa o ideário de ensinar e de servir de Paulo Neves de Carvalho”, completou.
”Só nos resta carregar no coração e na alma este ideário do mestre maior Paulo Neves de Carvalho”, destacou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, após assistir aos discursos e homenagens. Para ele, "melhorar e transformar a vida do próximo é o que nos move e conduz." Disse ainda ser um prazer a Assembleia de Minas testemunhar este momento de reconhecimento do trabalho de Paulo Neves de Carvalho e Vicente de Paula Mendes.
Júbilo – Ainda na solenidade, a diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso, recebeu placa alusiva ao aniversário da instituição. Ela agradeceu e afirmou que foi uma manhã de júbilo, em que assistiu à homenagem aos 20 anos de fundação da Escola de Governo e a entrega da medalha ao professor Vicente de Paula Mendes. “Júbilo porque é o reconhecimento desta Casa do povo, da excelência desta escola”, disse. “Nós só podemos retribuir com muito trabalho e dedicação para continuar sendo a melhor escola pública de Minas Gerais”, completou.
Escola de Governo – Instituição responsável pela formação de profissionais para atuar na administração pública estadual, a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho foi criada em 1992 como uma diretoria da Fundação João Pinheiro. Seu objetivo é combinar a autonomia acadêmica de seus programas de ensino e pesquisa com a subordinação aos objetivos de modernização da gestão da máquina administrativa do Governo do Estado. Em 20 anos, mais de 30 mil alunos passaram pela instituição.
Singular em sua estrutura, concede aos graduandos bolsa de estudo no valor de um salário mínimo e garante àqueles que obtiveram a frequência e as notas necessárias a automática nomeação para carreiras no Estado. Além da graduação, são oferecidos cursos de pós-graduação lato sensu e strictu
sensu, bem como programas de educação continuada.
No início da solenidade, o Hino Nacional foi executado pelo 1º-sargento Santana, no saxofone, e pelo 3º-sargento Lázaro, na guitarra, membros da Banda Instrumental Orquestra Show do Corpo de Bombeiros.
Mesa – Compuseram a Mesa o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB); os coautores do requerimento pela homenagem, deputados Bonifácio Mourão e Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB; o governador do Estado, Antonio Anastasia; o vice-governador, Alberto Pinto Coelho; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Joaquim Herculano; a diretora-geral da Escola de Governo, Luciana Raso Sardinha; o professor homenageado Vicente de Paula Mendes; e a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves.