A previsão é de que a comenda seja entregue na penúltima semana de outubro.

Medalha Santos Dumont vai homenagear autoridades do Estado

Conselho responsável pela comenda se reuniu nesta quarta-feira (19), na ALMG, para discutir detalhes do evento.

19/09/2012 - 19:11

Membros do Conselho da Medalha Santos Dumont, considerada a segunda condecoração mais importante oferecida pelo Governo do Estado, estiveram nesta quarta-feira (19/9/12) no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para uma reunião preparatória da 57ª edição do evento. A entrega da comenda está prevista para a penúltima semana de outubro e o local será a Fazenda Cabangu, onde nasceu o Patrono da Aviação e onde também funciona o museu em homenagem a ele.

Segundo a chefe do Cerimonial do Governo do Estado, Maria Paula Pinheiro, que coordenou a reunião, os membros do conselho poderão indicar até cinco agraciados. Os nomes deverão ser encaminhados até a próxima segunda-feira (24) ao Cerimonial do Governo. Também o governador tem direito a fazer indicações, mas o total de medalhas não poderá ultrapassar o número de 120.

A Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 pela Lei 1.493, em comemoração do primeiro voo do 14-Bis, no dia 23 de outubro de 1906, em Paris. Dividida nos graus Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze, a comenda reconhece o mérito cívico de pessoas e entidades que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento e progresso da aviação no Brasil.

Além da ALMG, representada pelo deputado Tiago Ulisses (PV), também participaram da reunião outras entidades que compõem o Conselho Permanente da Medalha Santos Dumont: Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado (TCE), UFMG, Uemg, PUC Minas, Unimontes, Polícia Militar, Polícia Civil, Academia Mineira de Letras, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Santos Dumont, Força Aérea Brasileira, Exército e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.