Reunião Especial homenageia 50 anos do BDMG

Evento deve contar com o presidente da instituição e a apresentação do Coral BDMG.

14/09/2012 - 12:49

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) será homenageado em Reunião Especial, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta quinta-feira (20/9/12), às 20 horas, em razão dos seus 50 anos de fundação. O requerimento para a solenidade é do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB).

De acordo com o parlamentar, o banco é um catalisador do desenvolvimento do Estado. “O BDMG, pautado pela transparência, ética e seriedade, jamais afastou-se de seu ativo papel na execução da política econômica do Governo do Estado, por meio de operações de financiamentos de médio e longo prazo direcionados a empreendimentos que operam ou chegam para se instalar em Minas Gerais”, ressaltou. Ele destacou, ainda, a importância da insituição no Estado por eleger a “melhoria da qualidade de vida de nosso povo, como sua causa”.

Durante o evento, é esperada a presença do presidente do BDMG, Matheus Cotta de Carvalho, assim como a apresentação do Coral BDMG, sob a regência do maestro Arnon Sávio Reis de Oliveira.

O BDMG, constituído em 1962, no governo de José Magalhães Pinto, é destinado a financiamentos de longo prazo para o fomento da economia de Minas Gerais. Recentemente, entre suas ações, ajustou suas linhas de financiamento para acompanhar as mudanças da economia, principalmente aquelas que atendem as micro e pequenas empresas.

Comemorações – Para os 50 anos de fundação, o banco programou a criação do hot site Rede de Histórias, disponível no endereço eletrônico http://50anos.bdmg.mg.gov.br/; o concurso Retratos de Minas para fotógrafos profissionais e amadores, já com inscrições encerradas; sessões de cinema abertas ao público, na região do Vale do Jequitinhonha; a inauguração do Espaço Memória, no hall da instituição (rua da Bahia, 1600, Belo Horizonte); uma palestra com o ex-presidente do BID, Enrique Iglesias, na sede do banco, no dia 28 de setembro; entre outros. Para as comemorações, devem, também, ser lançados carimbo e selo comemorativo pelos Correios.

Banco procura fomentar o desenvolvimento de Minas

Entre as contribuições para a economia mineira que fazem parte da história do banco estão a criação dos programas para recuperação da indústria açucareira, a modernização do setor de laticínios e o apoio às pesquisas para a utilização do minério fosfatado de Araxá como fertilizante. O banco também realizou intervenções de modernização nas atividades produtivas, como a recuperação da cafeicultura mineira, que iniciou a caminhada para tornar Minas Gerais o maior produtor nacional

A atuação por meio de programas específicos, direcionados para alguns setores e atividades, também são ações de destaque. Entre as iniciativas estão o Programa de Crédito Integrado; o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba, o Programa de Saneamento Ambiental, Organização e Modernização dos Municípios (Somma); e o apoio ao projeto Jaíba.

O BDMG também apoiou a implantação e a expansão de empresas no Estado, como a Fiat Automóveis, e ofereceu suporte à modernização e expansão do parque siderúrgico e a instalação de novas destilarias de álcool dentro do Programa Nacional do Álcool.