Miguel Martini ressaltou o trabalho do Hospital Luxemburgo e manifestou apoio à campanha Assine + Saúde

Hospital Luxemburgo adere ao movimento Assine+Saúde

Solenidade foi realizada nesta segunda (27). Posto de coleta de assinaturas ficará no hospital até sexta (31).

27/08/2012 - 15:44

Foi inaugurado nesta segunda-feira (27/8/12) um posto da campanha Assine+Saúde no Hospital Luxemburgo, em Belo Horizonte. A solenidade de adesão contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), do presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi (PSDB) e representantes de 12 Legislativos estaduais do País e do Distrito Federal. O posto de coleta vai funcionar no hospital até esta sexta (31).

Dinis Pinheiro salientou que a campanha pretende melhorar os investimentos em saúde pública. Com a regulamentação da Emenda 29, em janeiro deste ano, os municípios ficaram obrigados a investir 15% e os Estados e o Distrito Federal, 12% no setor. O objetivo do Assine + Saúde é coletar 1,5 milhão de assinaturas, em pelo menos cinco Estados, para um projeto de iniciativa popular que será apresentado à Câmara dos Deputados . A proposição prevê a aplicação de 10% da receita corrente bruta da União em saúde.

O deputado Carlos Mosconi afirmou que a adesão do Hospital Luxemburgo fortalece a campanha e que os recursos são necessários para manter o funcionamento de muitas instituições de saúde. Ele destacou que o hospital é uma referência para o tratamento oncológico no Estado.

O Luxemburgo integra o Instituto Mário Penna, que também é composto pelo hospital com o mesmo nome e pela Casa de Apoio Beatriz Ferraz. Segundo o presidente da rede, Miguel Martini, 60% dos pacientes com câncer na Região Metropolitana de Belo Horizonte são atendidos na instituição. “Se não houver recursos, o atendimento da saúde pública fica deficiente”, ressaltou.

Encontro de presidentes – Pela manhã, no Salão Nobre, presidentes das comissões de Saúde de 13 Unidades da Federação participaram da apresentação da experiência mineira na campanha Assine + Saúde, no Salão Nobre da ALMG. O movimento é feito em todo o País, por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Academia Nacional de Medicina (ANM). Em Minas, além da ALMG, a campanha conta com o apoio de pelo menos dez entidades, como Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Associação Mineira de Municípios (AMM), Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), entre outras.