Dinis Pinheiro destacou a importância das discussões realizadas pelo Fórum

Dinis Pinheiro participa de encerramento de fórum na ALMG

Evento reuniu gestores sobre drogas de 15 Estados da Federação em dois dias de debates.

22/08/2012 - 17:32

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou, na tarde desta quarta-feira (22/8/12), do encerramento do 3º Encontro do Fórum Brasileiro de Gestores sobre Drogas, realizado no Salão Oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele destacou a importância das discussões, feitas desde terça (21), para o desenvolvimento de estratégias para o combate às drogas.

Dinis também ressaltou o papel da Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, da ALMG, criada no final de março para propor políticas públicas relacionadas ao assunto.

De acordo com o subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social, Cloves Benevides, serão feitos 15 encontros estaduais para tratar da legalização de entorpecentes e da descriminalização do usuário. Os resultados dessa fase de discussão serão repercutidos na próxima edição do fórum, em novembro, em Manaus (AM). Cloves é o coordenador do fórum, que, em sua edição em Belo Horizonte, contou com representantes de 15 Estados.

Após o encontro em Manaus, os participantes querem apresentar os desdobramentos ao Congresso Nacional e ao Ministério Público, para pedir apoio às estratégias elaboradas.

Bens do tráfico – Conforme Cloves Benevides, durante o fórum, chamou a atenção dos gestores a experiência legislativa do Espírito Santo, que permite o impedimento ou confisco de bens oriundos do tráfico de drogas em favor do Estado. Convencionalmente, esse confisco e os leilões acontecem em favor da União, e, para o Estado obter os recursos relativos a esses bens, deve apresentar um projeto e entrar em uma outra fila junto aos órgãos federais.

Além disso, Benevides destacou a importância do trabalho de proteção nas fronteiras para evitar a circulação de drogas.

O Fórum – O 3º Fórum Brasileiro de Gestores sobre Drogas visa a construir uma agenda permanente de discussões entre União, Estados e municípios sobre políticas públicas relacionadas ao combate e prevenção ao uso de entorpecentes. As reuniões anteriores foram no Tocantins e no Rio de Janeiro.