Audiência teve como objetivo acompanhar execução de ações da rede 'Identidade Mineira'
Estado anuncia nova rota turística e investimentos nas Olimpíadas de 2016

Governo garante Estação da Cultura em 2015

Projeto faz parte da Rede de Identidade Mineira e foi apresentado nesta terça (21) durante monitoramento do PPAG.

21/08/2012 - 18:54

Um espaço multimídia que unirá atividades de rádio, TV e orquestra filarmônica, acessível a 1.400 pessoas. Esse é o projeto Estação da Cultura Presidente Itamar Franco, cuja inauguração está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2015. As ações que estão sendo tomadas para a viabilização desse projeto foram discutidas nesta terça (21/8/12) em reunião da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Participaram também deputados membros das comissões de Esporte, Lazer e Juventude e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo.

A reunião faz parte do Monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012-2015), referente a 2012. As iniciativas apresentadas fazem parte da Rede de Identidade Mineira. O gerente do projeto Estação da Cultura, Thiago Nagib, explicou que em terreno localizado no Barro Preto serão instaladas a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Rede Minas e a Rádio Inconfidência. Segundo ele, um dos objetivos da junção física dos três órgãos, que atualmente se encontram dispersos em prédios alugados, é a economia. “Também seremos privilegiados com a possibilidade de sermos os primeiros do mundo a conceber uma sala de concerto do zero, com possibilidade de broadcasting para todo o mundo. E a nossa sala será a primeira da América do Sul a ter um órgão sinfônico”. Ele ressaltou, também, que a mudança de local acarretará na compra de equipamentos técnicos novos para a Rede Minas e a Rádio Inconfidência.

Durante o monitoramento do PPAG, também foram apresentadas outras iniciativas nas áreas de cultura, esporte e turismo que serão realizadas pelo Governo do Estado nos próximos três anos. O gerente do Programa Estruturador Avança Minas Olímpica, Adenilson Idalino de Sousa, explicou que boa parte do Centro de Treinamento Esportivo na Pampulha, que tem em vista as Olimpíadas de 2016, já está pronto. “A pista de atletismo foi inaugurada em junho e o Parque Aquático está com as vigas e a lage instaladas, estando pronto em 2013”.

A gerente do Programa Estruturador Destino Minas, Graziele Júnia Pereira Vilela, apresentou, entre várias iniciativas, a Rota das Grutas Peter Lund, um circuito turístico que privilegiará os municípios que possuem grutas e já resultou na restauração dos centros de visitantes de Maquiné e da Lapinha, entregues no primeiro semestre. O gerente do Projeto Minas Patrimônio Vivo, Diogo Borges, mostrou como resultados a restauração da Igreja de São Francisco de Assis, em Pitangui; a restauração do casarão do inconfidente Domingos Abreu Vieira, também conhecido como Sobrado Abreu Vieira, em Berilo, no Vale do Jequitinhonha; e o tombamento do Colégio Dom Bosco, em Ouro Preto.

Sobre o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, a gerente Cristiana Kumaira prometeu que o Centro Cultural Banco do Brasil será inaugurado até o final do ano. Ela também destacou a entrega do Centro de Arte Popular em março deste ano, a recuperação das calçadas no entorno do Espaço TIM UFMG do Conhecimento e a assinatura de parceria com o Instituto Sérgio Magnani, para gestão de longo prazo do Circuito.

Pioneirismo mineiro – A deputada Luzia Ferreira (PPS) destacou que Minas Gerais é o único estado do país a fazer um monitoramento de seu Plano Plurianual. Ela também destacou a importância de uma análise cuidadosa por parte do Legislativo, para que, enquanto os projetos são executados, possam ser feitos os ajustes necessários. O deputado Marques Abreu (PTB) perguntou a Adenilson de Souza sobre a possibilidade de se fazerem alojamentos dentro das instalações do Centro de Treinamento Esportivo, ao que foi respondido com a possibilidade de criação deles no entorno do CTE, já que lá dentro isso não é permitido. Já o deputado Rômulo Viegas (PSDB) manifestou sua satisfação em perceber que, mesmo sem a quantidade de recursos que seria a ideal, “Minas Gerais está crescendo e conseguindo atender importantes demandas”.

Consulte o resultado da reunião.