ALMG vai apurar denúncias de servidores da saúde
Situação dos servidores estaduais será tema de audiência a ser realizada nesta quinta (23).
17/08/2012 - 16:08A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, nesta quinta-feira (23/8/12), às 14h30, no Auditório, audiência pública para apurar denúncias de servidores estaduais da saúde. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (SindSaúde/MG), servidores que aderiram ao movimento grevista estariam sofrendo retaliações como demissões e cortes de salários. A reunião foi requerida pelo deputado Rogério Correia (PT).
Em ofício enviado ao deputado, o SindSaúde/MG informou que trabalhadores contratados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foram demitidos e que servidores efetivos tiveram os dias de paralisação cortados, chegando a receber contracheques zerados. Ainda conforme o sindicato, o Estado vem descumprindo o acordo firmado em negociação no dia 13 de julho: a categoria não seria punida, os dias parados seriam abonados e a devida reposição seria feita a partir de escalas em cada unidade da instituição. Diante das denúncias, o deputado Rogério Correia recorreu à comissão por considerar que as práticas relatadas são contrárias aos direitos humanos e podem prejudicar o atendimento à população em área considerada essencial.
Convidados - Foram convidados a participar da audiência: a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena; o secretário de Estado de Saúde em exercício, Breno Henrique Avelar de Pinho Simões; a subsecretária de Estado de Gestão de Pessoas, Fernanda de Siqueira Neves; o presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins; os diretores do SindSaúde/MG, Renato Barros, Reginaldo Tomaz de Jesus e Neuza Freitas; e os delegados do SindSaúde/MG, Gilberto Leão Fragoso e Jaisse Alves de Queiroz.