ALMG homenageará Cia. de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira
A cerimônia será para relembrar os 140 anos de fundação da empresa, que foi pioneira na industrialização mineira.
17/08/2012 - 15:30A Assembleia Legislativa de Minas Gerais irá homenagear a Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, pelos seus 140 anos de fundação. A cerimônia, a pedido do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) e do ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Doutor Viana, ocorrerá na segunda-feira (27/8/12), às 20 horas, no Plenário.
A origem da empresa remonta a 1872, quando os irmãos Caetano, Bernardo e Antônio Cândido Mascarenhas inauguraram a Fábrica do Cedro, na atual cidade de Caetanópolis (Região Central do Estado). A empresa é considerada pioneira na industrialização do Brasil e a primeira companhia de capital aberto privado do País.
A essa fábrica pioneira se juntariam outras unidades produtoras de fios e tecidos. Hoje o grupo Cedro Têxtil é composto também pelas Companhias de Fiação e Tecidos Santo Antônio e Cedronorte. Com capital 100% brasileiro, o grupo produz 168 milhões de metros quadrados de tecidos por ano, principalmente denins, brins e telas. São quatro fábricas e dois centros de distribuição, além da sede em Belo Horizonte, empregando ao todo cerca de 3 mil pessoas.