Deputados debatem o futuro de Minas no mundo digital

Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia discute fenômenos como a computação em nuvens e a consumerização da TI.

17/08/2012 - 11:42

Computação em nuvem. Este e outros termos do mundo digital serão debatidos em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia na próxima quinta-feira (23/8/12), a partir das 9 horas, no Auditório da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O encontro atende a requerimento do Deputado Bosco (PT do B), presidente da comissão. A intenção é que esse seja o primeiro de três encontros em que serão discutidos, com a presença de convidados, os limites e desafios legais da computação em nuvem e a chamada "consumerização" na tecnologia da informação (TI).

O termo computação em nuvem designa o armazenamento de dados feito em serviços que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou armazenamento local de dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, daí a alusão à ideia de uma nuvem. Já a “consumerização” na tecnologia da informação é o termo aplicado à disseminação do uso de dispositivos pessoais no ambiente de trabalho, como smartphones, tablets, netbooks e notebooks.

De acordo com informações da assessoria do parlamentar, esses dois conceitos, embora tenham íntima correlação com o aumento de produtividade pelas empresas e seus funcionários, implicam em preocupações como a segurança no tráfego de dados e em um ordenamento jurídico para a área, daí a importância dessa discussão no âmbito do Legislativo mineiro. Além de ter um caráter introdutório, a audiência servirá para a discussão do projeto “BH-TI 2022”, iniciativa conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte e Câmara Municipal, com o apoio de outras entidades, que visa a transformar a cidade na capital nacional da tecnologia da informação no prazo de dez anos. Os quatro eixos do programa contemplam a capacitação profissional, geração de negócios, adequação do ambiente regulatório e criação de um polo empresarial de TI.

Convidados – Foram convidados para a audiência pública o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro/MG), Ian Campos Martins; o gerente de Estratégia de Plataforma da Microsoft, Djalma Andrade; Marlon Kotai, do Serviço de Pré-Vendas Brasil da Google; e ainda o gerente-geral de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa, Marcelo Migueletto de Andrade.