ALMG homenageia Congregação das Irmãs da Providência de Gap
Há 250 anos, a instituição presta assistência nas áreas de educação e saúde à população carente.
13/08/2012 - 22:22“O que nos traz aqui hoje é o sentimento de gratidão à Família Providência, que desde o século XVIII se dedica a formar cidadãos e a levar esperança aos mais necessitados”. Com essas considerações, o deputado Ulysses Gomes (PT) abriu a homenagem aos 250 anos da Congregação das Irmãs da Providência de Gap. A solenidade foi realizada, na noite desta segunda-feira (13/8/12), em Reunião Especial do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a pedido do parlamentar.
Ulysses Gomes resgatou a história da instituição e de sua própria formação. Ele contou que entregou a educação de seu filho às irmãs, como fizeram os pais dele. De acordo com o deputado, o trabalho desenvolvido em creches, escolas rurais, vilas e favelas já tirou inúmeras jovens da situação de abandono, pobreza e até da marginalidade. “A providência de Deus se manifesta pelos gestos de caridade e de amor das irmãs aos desamparados”, enfatizou.
Representando o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), o deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) lembrou que a atuação anônima da entidade, sobretudo na formação escolar e profissional de jovens, é movido pela compaixão das irmãs por aqueles que se encontram esquecidos pela sociedade. “A Congregação vê o ser humano a partir de uma visão integral, sabe que não se separa a educação da saúde e da promoção social”, ressaltou.
“Esperamos que nossas vidas se tornem luz onde haja trevas”, esse desejo foi expresso pela irmã provincial Maria Inêz Cavalcanti dos Santos (Província Leste), que recebeu a placa alusiva à homenagem dos deputados Ulisses Gomes e Dalmo Ribeiro. Ela agradeceu a iniciativa da Assembleia em dar visibilidade aos trabalhos da instituição. Para a irmã, os serviços dedicados às pessoas humildes é um lançar de sementes e que esse compromisso deveria ser abraçado por todos.
Participou ainda da homenagem o professor do Instituto da Pastoral da Juventude (Leste), Elder de Souza Silva Pinto. O Hino da Congregação, “Creio em ti Deus Providência”, foi cantado por Silvéria Mendonça. Também foram recitadas poesias pela irmã Maria Ângela Borges Pereira.
A entidade – A Congregação das Irmãs da Providência foi fundada na cidade de Gap, na França, pelo sacerdote francês João Martinho Moye. O seu projeto consistia em oferecer amparo, educação e formação religiosa às jovens que viviam nos arredores da cidade de Metz. Mais tarde, suas alunas partiram com a mesma missão para povoados onde não havia escolas, localizados na região de Lorena. A primeira instituição de ensino teve início em Vigy em 14 de janeiro de 1762.
Em 1904, as primeiras discípulas do padre desembarcaram no Brasil, na cidade de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Hoje, no País, existem duas Províncias e uma Região da congregação. No mundo, o grupo está presente em quatro continentes (América, Ásia, África e Europa). As irmãs ainda hoje buscam renovar a confiança que o padre João Martinho sempre depositou na providência divina: “Façamos tudo o que depende de nós e Deus tomará conta daquilo que nos diz respeito.”