Reunião Especial celebra 250 anos de congregação religiosa
Irmãs da Providência de Gap serão homenageadas pelos trabalhos de caridade realizados no Brasil e no mundo
10/08/2012 - 10:16Nesta segunda-feira (13/8/12), às 20 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma Reunião Especial homenageará os 250 anos de atuação das Irmãs da Providência de Gap em atividades ligadas à educação e saúde, nos meios pobres e abandonados, principalmente.
O requerimento foi do deputado Ulysses Gomes (PT). “As reuniões especiais da Assembleia Legislativa representam todo o reconhecimento da população mineira em relação a entidades, instituições, congregações e ordens religiosas que contribuem para a grandeza do nosso Estado”, afirmou o autor do requerimento.
Durante a reunião, a irmã provincial Maria Inês Cavalcanti dos Santos receberá a placa de homenagem em nome da congregação, que realiza trabalhos de caridade com pessoas em situação de abandono, pobreza, marginalidade. As atividades também envolvem apoio em casa de idosos, creches, entre outros.
Histórico – A Congregação das Irmãs da Providência foi fundada na cidade de Gap, na França, pelo sacerdote francês João Martinho Moye. Em 1904, as primeiras discípulas do padre desembarcaram no Brasil, na cidade de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. Hoje, no País, existem duas Províncias e uma Região da congregação. A Província do Sul, localizada em São Paulo, possui comunidades nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Tocantins e Goiás. A Província do Leste, com sede em Itajubá (Sul de Minas), tem atuação no Espírito Santo, em Roraima e no Pará, além de Minas Gerais. O Nordeste de Minas Gerais, a Bahia e o Maranhão são cobertos pelos trabalhos da Região Nordeste da congregação. No mundo, o grupo está presente em quatro continentes (América, Ásia, África e Europa).