Policiais federais pedem apoio à Assembleia Legislativa
Parlamentares prometem mobilizar bancadas na Câmara dos Deputados.
09/08/2012 - 18:23A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebeu, nesta quinta-feira (9/8/12), agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal que reivindicam a reestruturação de suas carreiras. O 1º-secretário da ALMG, deputado Dilzon Melo (PTB), os deputados Sargento Rodrigues (PDT), Lafayete de Andrada (PSDB) e a deputada Liza Prado (PSB) receberam os policiais federais e prometeram mobilizar as bancadas de seus respectivos partidos na Câmara dos Deputados a fim de apoiarem as categorias nas negociações junto à União.
Em cortejo fúnebre, os policiais adentraram o Hall das Bandeiras, onde foram recepcionados pelos deputados. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef/MG), o papiloscopista Renato Deslandes de Figueiredo, o enterro simbólico da segurança pública é um alerta ao cidadão e um protesto contra o sucateamento da PF. “O movimento não está apenas em busca de aumento salarial, mas de reconhecimento. Os reflexos dessa desvalorização são a grande evasão de profissionais e a falta de recursos, que impedem o cumprimento de nossas funções, em especial, o efetivo combate ao narcotráfico, ao crime organizado e à corrupção”, enfatizou o policial.
O policial ressaltou que as categorias estão há três anos em negociação e que, até o momento, não foi apresentada nenhuma proposta concreta. Ele explica que o apelo à Assembleia se justifica sobretudo em função das condições da PF em Minas, “enquanto os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo possuem de 30 a 50 policiais, aqui, o aeroporto de Confins opera com apenas quatro plantonistas”.
Apoio parlamentar – O deputado Sargento Rodrigues lembrou sua atuação em movimentos grevistas na Polícia Militar e disse que não haverá acordo sem pressão. Para ele, um dos pontos mais importantes da pauta de reivindicação é a exigência de tratamento equânime nas carreiras da PF. O parlamentar defendeu a valorização de todas as categorias, afirmando que "o governo precisa entender que delegado federal não faz inquérito sozinho”.
Os deputados Dilzon Melo, Lafayete de Andrada e a deputada Liza Prado também defenderam condições dignas de trabalho, ampliação do efetivo e melhor remuneração para os profissionais. Eles lembraram a credibilidade da instituição junto à população, especialmente, a mineira. Para eles, o movimento é mais do que legítimo e necessário para que o País não termine indefeso diante do crescimento exponencial da criminalidade.
Também esteve presente o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), que prometeu intervir a favor dos policiais junto ao Governo Federal. Ele reconhece que há distorções entre as remunerações dos delegados federais e as demais categorias e que isso será corrigido. “Vamos trabalhar para promover o fortalecimento da PF e aumentar o seu efetivo”, declarou.
Representantes do Sinpef/MG entregaram o projeto de reestruturação de suas carreiras aos deputados. Na ocasião, Sargento Rodrigues ainda foi agraciado com medalha de mérito do sindicato. Renato Deslandes informou que, nesta sexta-feira (10/8/12), será realizada assembleia geral extraordinária, às 9h30, em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal (Rua Nascimento Gurgel, 30, bairro Gutierrez).