Na noite desta terça (7), Vilmar Fistarol recebeu o título de cidadão honorário de Minas Gerais
Reunião Especial também celebrou os 35 anos da Fiat no Brasil

Comemoração em Plenário marca os 35 anos da Fiat em Minas

Reunião Especial, prestigiada por políticos e autoridades mineiras, ocorreu na noite desta terça-feira (7).

07/08/2012 - 21:53

Uma cerimônia realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na noite desta terça-feira (7/8/12), comemorou os 35 anos de presença da Fiat Automóveis no Estado. Durante a solenidade, que foi prestigiada por políticos, autoridades e dirigentes da montadora, também houve entrega do título de Cidadão Honorário do Estado ao responsável mundial de compras do Grupo Fiat-Chrysler, Vilmar Domingos Fistarol.

Para o deputado Ivair Nogueira (PMDB), coautor do requerimento para a homenagem e que presidiu a reunião, a instalação da fábrica da Fiat em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) delineou um novo e promissor perfil para as atividades desenvolvidas no Estado. “A fábrica teve uma rápida modernização que, ao mesmo tempo, incidiu numa notável ampliação da capacidade de gerar rendas e criar empregos em Minas Gerais”.

Ivair Nogueira destacou que, desde então, Minas se tornou pólo da indústria automobilística e que, ao mesmo tempo, passou a desenvolver, grandes projetos culturais, sociais e esportivos. Para Ivair Nogueira, “a Fiat sabe conciliar crescimento econômico e inovação tecnológica com responsabilidade social e respeito pelo meio ambiente, simbolizando o que há de melhor em termos de gestão empresarial”.

A deputada Maria Tereza Lara (PT), também autora do requerimento da homenagem, destacou a grandiosidade e respeitabilidade da empresa, tanto no aspecto econômico como nas questões sociais. “Desde 76 somos agraciadas pela presença da Fiat em Betim, cidade onde moro. Ao longo dos anos acompanhamos a transformação econômica que passou o município”, ressaltou a parlamentar.

O diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat-Chrysler, Marco Antonio Lage, recebeu a placa alusiva à homenagem e leu o discurso do presidente da Fiat-Chrysler para a América Latina, Cledorvino Belini, que não pode comparecer ao evento por motivos médicos. Em seu discurso, Cledorvino destacou que o coração da Fiat do Brasil está em Minas Gerias e que, daqui, foi desenvolvida uma relação de amor com o Brasil. Ressaltou que, em quase quatro décadas de atuação no País, a fábrica de Betim produziu mais de 12 milhões de veículos. 

No discurso, Cledorvino Belini destacou ainda as ações culturais da Fiat e os investimentos da empresa. Ao final de sua fala, agradeceu a sempre ativa parceria da Assembleia e especialmente a homenagem. “Minas Gerais pode e deve contar sempre com a Fiat”, afirmou Cledorvino.

O deputado Adelmo Carneiro Leão, também autor do requerimento pela homenagem, justificou sua ausência e encaminhou mensagem de felicitações à Fiat Automóveis.


ALMG entrega a empresário título de Cidadão Honorário

Durante a Reunião Especial, foi entregue o título de Cidadão Honorário do Estado de Minas Gerais a Vilmar Domingos Fistarol. O autor do requerimento para a homenagem, secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, resgatou a trajetória e a origem de Vilmar Fistarol. Lembrou que ele atua na Fiat há cerca de 20 anos e que sua competência nata se soma à experiência adquirida nestes anos. “É uma referência em sua área no Brasil e no exterior”. Finalizou o discurso reforçando a competência de Fistarol com a seguinte frase de Albert Einsten “Temos o destino que merecemos, o nosso destino está de acordo com nossos méritos”.

Já o deputado Ivair Nogueira destacou que a entrega do título estreita ainda mais as relações de Minas com a empresa, reconhecendo “a mineiridade deste exemplo de executivo, de atuação internacional”. “Pudemos perceber uma clara identificação com as coisas mineiras, expressas no amor ao nosso Estado, deste catarinense nascido na pequena cidade de José Boiteux, mais de alma cosmopolita”, completou Ivair Nogueira.

“Este reconhecimento é uma surpresa agradável e motivo de muita alegria”, disse Vilmar Fistarol em seu discurso. Lembrou que esteve em Minas, pela primeira vez, aos 17 anos e não imaginava que um dia fosse morar no Estado durante 20 anos. “Nestes anos, incorporei não só o pão de queijo no dia-a-dia como algumas expressões como ‘uai’, ‘sô’, ‘trem’. Incorporei também a serenidade, a calma do café com prosa, a aparente desconfiança e as águas de Minas Gerais, que têm um sabor especial”, afirmou Fistarol. “Sinto-me um cidadão mineiro a serviço da Fiat. Agradeço o acolhimento e esta belíssima homenagem”, completou.

Durante a solenidade, houve apresentação artística do Coral Árvore da Vida sob a regência do Maestro Rodrigo Firpi, que apresentou as seguintes músicas: “Ponta de Areia”, de Milton Nascimento; “Jesus Alegria dos Homens”, J.S. Bach; e “Va Pensiero”, de Giuseppe Verdi.

O Coral é formado por jovens moradores do Jardim Teresópolis, de Betim, que participam das oficinas de canto coral do Programa Árvore da Vida, desenvolvido pela Fiat Automóveis, em parceria com fornecedores, concessionários, governo e terceiro setor na região.

Fiat – Primeira indústria automobilística instalada fora de São Paulo, a Fiat está na cidade de Betim desde 1976 e opera atualmente em três turnos, com capacidade produtiva de até 800 mil veículos por ano, sendo uma das maiores fábricas de automóveis do mundo. Atualmente está em fase de expansão para produzir um milhão de automóveis por ano, com investimentos de R$ 7 bilhões até 2014.