Medalha JK terá no máximo 120 agraciados neste ano

Solenidade marcada para 12 de setembro vai homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas.

19/07/2012 - 11:56

Em reunião no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais na manhã desta quinta-feira (19/7/12), o Conselho Permanente da Medalha JK definiu que, neste ano, no máximo 120 personalidades serão agraciadas. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), foi representado pelo deputado Tiago Ulisses (PV).

A solenidade acontece em Diamantina (Vale do Jequitinhonha) no próximo dia 12 de setembro, em horário a ser definido. No ano passado, foram condecoradas 187 pessoas. Outra mudança em relação aos eventos anteriores é que, a partir deste ano, os agraciados que não receberem suas comendas na data da solenidade, terão no máximo 90 dias para buscá-las.

Criada em 1995, a Medalha JK é dividida nas categorias Grande Medalha e Medalha de Honra. São destacadas pelo Governo de MInas personalidades e instituições dos setores político, econômico, social e cultural do Estado que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do País. A comenda é concedida anualmente na data de nascimento do ex-presidente, que nasceu em 1902 e morou em Diamantina até os 17 anos.

Grande Medalha – A categoria Grande Medalha é destinada a soberanos, chefes de Estado e de Governo e seus sucessores imediatos; aos presidentes do Supremo Tribunal Federal, do Senado e da Câmara dos Deputados; a governadores e vices; a presidentes de Assembleias Legislativas e dos Tribunais de Justiça estaduais; a ministros de Estado e outras personalidades de hierarquia equivalente.