O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), destacou o pioneirismo da TV Assembleia

Entra no ar a Rede Legislativa de TV Digital

Telespectador pode assistir às TVs da ALMG, Câmara dos Deputados, Senado e câmaras municipais pelo canal 61.

12/07/2012 - 19:18

A Rede Legislativa de TV Digital foi lançada na tarde desta quinta-feira (12/7/12), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em um único canal da TV aberta, o 61, o telespectador pode assistir gratuitamente à programação das TV's Assembleia, Câmara dos Deputados, Senado e das câmaras municipais.

“Mais uma vez, a Assembleia de Minas sai na frente. Lançamos a primeira TV do Legislativo; fomos pioneiros na transmissão em sinal aberto e, agora, com a TV digital, oferecemos mais qualidade de som e imagem”, afirmou o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Ele destacou que a TV dá ao cidadão a oportunidade de acompanhar o trabalho dos parlamentares. “Somos empregados do povo e temos que exercer essa função com transparência e responsabilidade”, enfatizou.

Segundo o diretor da TV Assembleia, Rodrigo Lucena, o novo canal é resultado da parceria das TVs legislativas: “Com essa integração, vamos chegar ao interior de forma mais econômica e incorporando os avanços da tecnologia.” A ação faz parte do projeto Modernização da TV Assembleia, que integra o Direcionamento Estratégico 2010-2020 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Durante a solenidade, o diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita, criticou a cobertura da imprensa sobre o Poder Legislativo. Segundo ele, as notícias são sempre negativas e fazem com que o brasileiro tenha uma visão equivocada do trabalho realizado pelo legislador. “A Rede Legislativa é uma contribuição à democracia. O cidadão vai poder acompanhar o trabalho sério de seus representantes”, afirmou.

Para o diretor geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, a Rede Legislativa expõe o parlamento como de fato é. “A TV tem o benefício de integração e fortalecimento do Poder Legislativo e ainda confere ao cidadão informação pura, direta da fonte”, afirmou. O deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, destacou a importância das TVs públicas na divulgação das atividades do Legislativo e na integração com os cidadãos que moram no interior.

4 em 1 – A tecnologia digital permite ao telespectador transitar por quatro programações diferentes, 24 horas por dia, no mesmo canal, que operava em caráter experimental desde 28 de junho. O sinal da ALMG pode ser captado pelo canal 61.2. A Câmara dos Deputados é sintonizada no canal 61.1 e, o Senado Federal, no 61.3. O canal 61.4 está reservado às câmaras municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O sinal da TV Assembleia é transmitido a 225 cidades do Estado, agora também com tecnologia digital. Quem possuir aparelhos antigos de televisão pode continuar assistindo à programação pelos canais 35 (UHF), da TV aberta, ou 11, da TV a cabo. A nova tecnologia permite assistir à TV pelo celular e, no futuro, vai propiciar interatividade com cidadãos de todo o Estado. Será possível, por exemplo, enviar mensagens à ALMG durante uma audiência pública, usando o controle remoto, ou consultar o texto de um projeto de lei em votação.

Participaram do lançamento da Rede Legislativa deputados estaduais; diretores e funcionários da TV Assembleia e de outros setores da ALMG; servidores do Senado e da Câmara dos Deputados, entre outros. A mesa foi composta pelos deputados Dinis Pinheiro e Dilzon Melo (PTB), presidente e 1º secretário da ALMG, respectivamente; pelos deputados federais Eduardo Azeredo e Antônio Roberto (PV-MG); pelo diretor da Secretaria Especial de Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita; pelo diretor geral da Câmara dos Deputados, Rogério Ventura Teixeira, e pela diretora da Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, Sueli Navarro.