Ciclo de debates sobre cooperativismo já tem eixos temáticos

Evento será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos dias 5 e 6 de novembro

09/07/2012 - 19:08

Seis eixos temáticos já estão confirmados no ciclo de debates sobre cooperativismo, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com diversas entidades do ramo. São eles: “A força do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social”, “Linha do tempo do cooperativismo”, “Educação para o cooperativismo: a importância de se investir na formação”, “Oportunidades para o cooperativismo nas Copas do Mundo e das Confederações e nas Olimpíadas”, “Sustentabilidade e negócios” e “Experiências de sucesso”.

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (9/7/12) durante a quarta reunião preparatória do evento, que tem por objetivos comemorar o Ano Internacional das Cooperativas, de acordo com o calendário da Organização das Nações Unidas (ONU); divulgar o cooperativismo e suas possibilidades; identificar os desafios e sucessos obtidos pelos diversos ramos do cooperativismo e apresentar sugestões para o fortalecimento do setor.

Durante a reunião, foram selecionados os nomes de palestrantes e debatedores para cada tema, que receberão os convites para participarem do ciclo de debates nas próximas semanas. Além dos debates, haverá a apresentação da peça teatral “Capital, trabalho e cooperativismo”. Está em análise ainda a realização de uma feira paralela ao evento, com estandes de diversas cooperativas. Nova reunião da comissão organizadora foi agendada para o dia 23 de julho, quando deverão ser apresentados o nome e a identidade visual do ciclo de debates.

Presenças – Participaram da reunião preparatória servidores da Assembleia e assessores dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo de Minas Gerais (Frencoop-MG) e autor do requerimento para realização do evento, e Anselmo José Domingos (PTC). Estiveram presentes também representantes da Central das Cooperativas de Economia e Crédito do Estado de Minas Gerais, da Cooperativa Central de Crédito de Minas Gerais (Crediminas), da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da ALMG (Cofal), da Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen-BH), do Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa (FNH), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sede).