Dinis Pinheiro compõe mesa na posse do presidente do TRE-MG
Solenidade contou com presença do governador e do vice-governador, além de parlamentares, prefeitos e outras lideranças.
09/07/2012 - 19:21O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou, na tarde desta segunda-feira (9/7/12), da posse do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Antônio Carlos Cruvinel. Na solenidade, que contou ainda com a presença do governador e do vice-governador do Estado, Antonio Anastasia e Alberto Pinto Coelho, respectivamente, foi empossado também o desembargador Wander Marotta nos cargos de vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE-MG.
O desembargador José Altivo Brandão Teixeira, que vinha presidindo o TRE-MG e passou o cargo a Cruvinel, disse que se sentia mais próximo do empossado, depois de tê-lo como vice-presidente no Tribunal. Altivo desejou aos empossados "uma profícua gestão, coberta de realizações e sucesso".
Depois de Cruvinel e Marotta firmarem o compromisso de posse, a secretária do TRE-MG, Elizabeth Resende Barra, fez a leitura do termo de posse dos dois, que foram eleitos no dia 3 de maio deste ano.
Em seu discurso após a posse, Antônio Carlos Cruvinel destacou a responsabilidade, que agora passa a ter, de garantir a lisura nas eleições em 853 municípios de Minas. “São mais de 60 mil candidatos para mais de 15 milhões de eleitores. Provavelmente, chegarão a este Tribunal mais de 10 mil recursos”, disse ele, pedindo o apoio dos 351 juízes das zonas eleitorais e dos cerca de 2 mil servidores da Justiça eleitoral.
Ficha Limpa - Sobre a Lei da Ficha Limpa, Cruvinel confirmou que ela será totalmente aplicada nessas eleições. “Mas isso só não basta, o eleitor também deve buscar o voto limpo. Ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja”, declarou. Por fim, ele prometeu apoiar as reivindicações dos servidores do TRE, rumo à recomposição das perdas salariais; desenvolver ações para modernizar as sedes dos tribunais eleitorais; e ampliar a aproximação com o cidadão.
Vários outros discursos foram feitos saudando os empossados e ainda reconhecendo os serviços prestados pelo ex-presidente José Altivo. Foram à tribuna: o juiz eleitoral Maurício Pinto Ferreira; o procurador regional eleitoral, Eduardo Morato Fonseca; e o presidente da OAB-MG, Luiz Cláudio da Silva Chaves.
Currículos - Natural de Sacramento (Alto Paranaíba), Antônio Carlos Cruvinel graduou-se em Direito pela Universidade de Franca (SP). Atuou como juiz em várias comarcas mineiras, como Itabirito, Divinópolis e Belo Horizonte. Em 2001, tornou-se desembargador no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É professor de Direito Processual Civil na Faculdade Milton Campos.
Nascido em Dores do Turvo (Mata), Wander Marotta atuou como juiz do TRE em 1991, ingressando no Tribunal de Alçada em 1994, tornando-se desembargador em 2202. É também auditor do Tribunal de Justiça Desportiva.