Projeto está instalado no 49º Batalhão da Polícia Militar, em Venda Nova
Numa linguagem teatral, projeto pretende mostrar as consequências do uso de drogas

Comissão assiste, na Capital, a apresentação sobre drogas

Cenas do 'Túnel das Drogas' foram remontadas para deputado nesta sexta (29), em Venda Nova

29/06/2012 - 18:25

Pequenos ambientes de madeira com paredes escuras e tetos de lona. Brigas, uso de drogas, prisões e morte. O cenário faz parte do “Túnel das Drogas”, apresentado à Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (29/6/12). O projeto, composto de cenas teatrais, foi montado no 49º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais de Venda Nova, na Capital. O requerimento para a visita foi do presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT).

De acordo com a assessora de comunicação organizacional do batalhão, tenente Bruna, o túnel foi criado em 1995, em Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte). O objetivo é mostrar as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas e chamar a atenção para o papel da família em relação ao assunto. Durante a Semana de Prevenção e Combate às Drogas, entre 19 e 26 deste mês, cerca de 800 pessoas, sendo a maioria estudantes de escolas públicas, viram a apresentação.

A tenente relatou que muitos saíram impactados com o projeto, que mostra falta de atenção por parte dos pais, o aliciamento por traficantes, o uso de drogas, prisões e até um jovem morto. Os atores são os próprios militares.

De acordo com o subcomandante do Grupo Especializado de Policiamento de Áreas de Risco (Gepar), sargento Geraldo dos Santos, o túnel conta com ambientes pequenos, escuros e abafados, como metáfora para mostrar os desdobramentos que as drogas causam.

O deputado Paulo Lamac (PT) afirmou que as cenas são fortes e que as impressões serão compartilhadas com o comando da Polícia Militar, em visita a ser feita pela comissão nesta segunda (2/7). A expectativa do parlamentar é que a experiência seja reeditada para a Região Metropolitana e para o interior do Estado.