Presença do público jovem marca Siga Vivo em Ibiá
Evento realizado na Câmara Municipal contou, em sua maioria, com participação de estudantes de escolas municipais.
26/06/2012 - 13:30Alunos de onze escolas formaram a maior parte do público na parte da manhã do ciclo de debates Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito, evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e que está sendo realizado nesta terça-feira (26/6/12) na Câmara Municipal de Ibiá (Alto Paranaíba). Os jovens foram o principal foco dos palestrantes, que ressaltaram em suas explanações o aumento do número de ocorrências envolvendo condutores com pouca experiência, principalmente nas rodovias federais da região, especialmente a BR 262.
Os estudantes participantes são das seguintes instituições de ensino: Escola Estadual Dr. Pedro Dia dos Reis, Colégio Nova Dimensão, Escola Estadual São José, Escola Municipal Dom José Gaspar, Escola Municipal São Dimas, Escola Estadual Alair Bicalho Xavier, Escola Municipal Margarida Dias, Escola Municipal Pedro Alves, Escola Municipal Quilombo do Ambrósio, a Creche Isaura Silva e o Berçário Águida Borges.
Na abertura do evento, o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Bosco (PTdoB), ressaltou a importância de realizar essa etapa do ciclo de debates na cidade, tendo em vista que ela se localiza no trecho da BR 262 que apresenta o maior índice de acidentes com vítimas fatais do Triângulo Mineiro. “O município margeia a BR e só no ano passado, entre Luz e Araxá, tivemos 600 acidentes, com 40 vítimas fatais. E isso são só as vítimas falecidas no local, os dados nem consideram as que morrem em hospitais depois. Então, sabemos que a violência no trânsito tem sido um problema preocupante para o município”, comentou Bosco. Ele também demonstrou satisfação com o fato do ciclo de debates de Ibiá ter sido, até o momento, o de maior público, com a presença de mais de 200 inscritos e grande participação das pessoas, mas ressaltou o sucesso da iniciativa em outros municípios."Demos um show em Uberaba e Montes Claros", destacou.
O prefeito de Ibiá, Ivo Mendes Filho, agradeceu ao deputado a inserção do município na programação do ciclo de debates e disse acreditar que essa reunião precisa servir para transformar a atual situação da cidade. “Nosso foco precisa ser na educação e na formação de vocês, jovens, os motoristas de amanhã. Nossa meta é o fim da violência no trânsito. E esperamos que o debate de hoje contribua também para a formação de um documento objetivo e prático, que possa dar origem a políticas públicas para a nossa região”, afirmou o prefeito.
Painel – Iniciando os trabalhos do painel “Realidade da Violência no Trânsito e do Atendimento às Vítimas de Acidentes”, o médico da Santa Casa de Araxá e professor da Uniube, Avenor Augusto Montandon, apresentou imagens que chocaram a plateia, com acidentes em rodovias, além de ter mostrado alguns dados que explicitaram a gravidade da situação no país. “São 45 mil mortes por ano e mais de um milhão de acidentes de trânsito. É a terceira causa de morte no país. E em 2010, R$ 190 milhões dos recursos destinados ao SUS foram gastos exclusivamente com ocorrências de trânsito”, explicou.
Durante sua explanação, o comandante do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de Uberaba, major BM André Humia Casarim, relatou com detalhes alguns acidentes acontecidos recentemente na região, focando nas ocorrências com jovens, com o objetivo de conscientizar os alunos presentes no evento. Segundo ele, a imprudência, a falta de experiência dos motoristas de Ibiá nas rodovias federais próximas da cidade e o uso de álcool e drogas em ranchos e fazendas que ficam no entorno do município são as grandes causas dos acidentes de trânsito. “O rapaz sai de carro, vai para o rancho, bebe o dia todo e, ao invés de ficar por lá, decide voltar embriagado e causa acidentes”, destacou.
O chefe da 8ª Delegacia Rodoviária Federal, inspetor Lincoln José Teixeira, mostrou em um gráfico comparativo entre 2010 e 2011 que o número de acidentes nas rodovias federais da região permaneceu praticamente estável, embora tenha aumentado bastante o número de vítimas e de mortos. “A pista é muito boa, mas falta um controle da velocidade. Quem sabe quantos radares há entre Uberaba e BH? Não há nenhum. Precisamos de radares para coibir os acidentes nas rodovias federais. E precisamos, deputado Bosco, que eles venham antes das chuvas, que é quando a situação piora bastante”, disse Teixeira. Após a fala do palestrante, o deputado Bosco levantou a possibilidade de ser realizada na ALMG audiência pública com a Cemig para providenciar ligação da energia elétrica em pontos das rodovias federais onde radares poderiam ser instalados.
Legislação – O comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar de Araxá, tenente coronel PM Ney Sávio de Oliveira, ressaltou a necessidade de cumprimento da legislação de trânsito. "Por que até hoje não foi inserida nas grades curriculares das escolas a disciplina que estuda as leis de trânsito? Isso está previsto no código! Por que ainda não foi cumprido?”, questionou. Ele também explicou que a mudança no comportamento dos motoristas é fundamental na redução do número de acidentes de trânsito. “A moto não é culpada, a via também não. São os condutores que as utilizam de forma ruim. Eles precisam perceber isso!”, completou.
Engenheiro apresenta propostas para o trânsito em Ibiá
Finalizando as palestras da parte da manhã, o engenheiro de Transporte e Trânsito e secretário de Segurança, Trânsito e Transporte de Patrocínio, José Maria Trindade, apresentou o Projeto de Reengenharia de Trânsito e Transporte Urbano que concebeu, com propostas para melhorias do trânsito em Ibiá. Ele ressaltou a necessidade de obras para a modernização das vias da cidade, com alargamento das ruas, muito estreitas para a atual necessidade de circulação dos carros. “É preciso também o investimento em transporte público, porque atualmente é muito fácil comprar um carro. E nós jamais vamos ter a estrutura de engenharia suficiente para atender esse crescimento exponencial no número de veículos. Existem famílias que eu já conheci que tinham sete carros. E quanto mais veículos, potencialmente aumenta o número de problemas no trânsito”, considerou o engenheiro.
Ele também recomendou a construção de lombadas de redução de velocidade nas portas das escolas. Segundo ele, “são diferentes de quebra-molas, porque fazem os carros pararem, não os danificam e dão condição às pessoas de obedecerem à sinalização”.
Prosseguimento do debate – Na parte da tarde, a programação do ciclo de debates inclui a realização, a partir de 13h30, da mesa redonda “Por uma Maior Segurança no Trânsito”. O ciclo de debates "Siga Vivo: Pelo fim da Violência no Trânsito" é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com mais de 50 entidades ligadas à questão do trânsito.