Uberlândia terá último encontro sobre música nas escolas
Cidade do Triângulo sedia nova audiência pública para debater lei que obriga o ensino de música nas escolas
22/06/2012 - 12:14A cidade de Uberlândia (Triângulo) foi a escolhida para fechar a série de nove encontros realizados pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para discutir a implantação do ensino de música nas escolas. Requerida pelo presidente da comissão, deputado Elismar Prado (PT), a audiência pública será nesta quinta-feira (28/6/12), às 14 horas, na Câmara Municipal (Avenida João Naves de Ávila, nº 1.617, Santa Mônica).
O objeto específico da discussão é a implementação da Lei Federal 11.769, de 2008, que altera a Lei 9.394, de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para tratar da obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Segundo Elismar Prado, a lei entrou em vigor em agosto de 2008, prevendo o prazo de três anos para as escolas se adaptarem. Esse prazo venceu em agosto de 2011, mas a maior parte das instituições mineiras ainda não se adequou.
Para o deputado, a intenção da norma não é formar músicos, mas usar a música como ferramenta pedagógica. “Com a música, podemos trabalhar a socialização, a coordenação motora, o desenvolvimento intelectual e a formação humanística dos estudantes”, lembrou, acrescentando que essa arte tem um papel formativo muito grande. “É o saber com sabor”, acrescentou.
Até agora, a Comissão já realizou audiências para debater o tema em Paracatu (Noroeste), Patrocínio (Alto Paranaíba), Araguari e Ituiutaba (Triângulo), Alfenas (Sul), Montes Claros (Norte), Iapu (Rio Doce) e Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte).
Para a reunião em Uberlândia, foram convidados: a ministra de Cultura, Ana Buarque de Hollanda; o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Alfredo Júlio Fernandes Neto; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras Oliveira; o responsável pelo Escritório Regional do Triângulo Mineiro da Associação Mineira de Municípios (AMM), Adônis Castro; a professora e dirigente do Grupo de Pesquisa e Formação em Educação Musical da UFU, Sônia Tereza da Silva Ribeiro; a coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira; os professores do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, de Uberlândia, Beatriz Moraes Bernardes e Robson Carvalho.