Alfenas discute lei que obriga ensino da música nas escolas
Comissão de Cultura realiza audiência para apurar como o município está se preparando para cumprir determinação legal.
15/06/2012 - 11:27A Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais dá continuidade, nesta quinta-feira (21/6/12), à série de audiências públicas para discutir a implementação da Lei Federal nº 11.769, de 2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394, de 1996), tornando obrigatório o ensino da música na educação básica. A lei previu o prazo de três anos para as escolas se adaptarem, mas a maior parte das instituições mineiras ainda não se adequaram. A reunião acontecerá, às 9 horas, na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Praça Melvin Jones, 64, Centro), no município de Alfenas (Sul de Minas).
A assembleia vem promovendo discussões no interior a fim de verificar como as instituições de ensino estão se preparando para inserir a música no currículo escolar. O presidente da comissão e autor do requerimento, deputado Elismar Prado (PT), explicou que a relevância da lei está na capacidade da música em tornar o ensino mais atraente, facilitando o aprendizado.
Para o deputado, a música contribui não só para a formação cultural das crianças e dos adolescentes como também para formar cidadãos conscientes. “A música trabalha com a concentração e habilidade dos alunos e desempenha papéis importantes na formação do cidadão ao lado de outras ciências”, ressaltou.
Convidados – Foram convidados a participar da audiência a ministra de Estado da Cultura, Ana Maria Buarque de Hollanda; o prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva; a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Almeida Gazzola; a secretária de Estado de Cultura, Eliane Denise Parreiras Oliveira; a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz da Silva Cerqueira; e o responsável pelo Escritório Regional Norte de Minas da AMM, Mário de Souza Franco Júnior.