Comissão discute monitoramento de violência contra mulheres
Reunião ouvirá especialistas sobre deficiências em levantamento de informações sobre a questão.
15/06/2012 - 09:40A Comissão Especial da Violência Contra a Mulher realiza, nesta terça-feira (19/6/12), reunião com convidados para discutir a produção de informações sistematizadas sobre a violência contra a mulher e os instrumentos de monitoramento. O evento acontecerá às 14h30, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, atendendo requerimento de todos os integrantes da comissão.
De acordo com o presidente da comissão, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), o objetivo é identificar as deficiências no levantamento de dados sobre a questão em Minas. “Fizemos um chamado aos principais órgãos envolvidos com o tema para identificarmos os principais gargalos na obtenção de dados e informações fidedignas ao cenário atual de violência contra a mulher em Minas”, disse.
A Comissão Especial foi criada em março deste ano para analisar o aumento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Já foram discutidos temas como o atendimento à mulher vítima de agressão, acesso à Justiça e prevenção da violência. Além de Belo Horizonte, foram realizadas reuniões nos municípios de Ipatinga e Itajubá.
Participantes – Estão convidados a participar do debate o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa; a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Heloísa Helena de Ruiz Combat; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos, promotora Nívia Mônica da Silva; a coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher em Situação de Violência, defensora pública Laurelle Carvalho de Araújo; a chefe da Divisão da Delegacia de Atendimento Especializado da Mulher, Margaret de Freitas Assis Rocha; a coordenadora do Programa de Prevenção à Violência Doméstica da Polícia Militar, sargento PM Sílvia Adriana da Silva; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, Jovita Levy Ginja; a coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Eliana Piola; a professora Marlise Matos, do Departamento de Ciência Política da UFMG; o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o chefe da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, Cylton Brandão da Matta; a coordenadora dos Direitos da Mulher da Secretaria Adjunta de Direitos e Cidadania (Comdim/PBH), Lúcia Helena Apolinária; o coordenador do Centro Risoleta Neves de Atendimento à Mulher, Diego Garzon Henrique; a coordenadora do Instituto Albam, Rebeca Rohlfs Barbosa Gaetani.