Direitos Humanos vai apurar crime organizado em Juiz de Fora

Comissão ouviu testemunhas que denunciam envolvimento de policiais civis e militares na máfia de bingos e caça-níqueis

28/05/2012 - 19:04

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar uma visita a Juiz de Fora para ouvir os relatos sobre denúncias relacionadas às atividades do crime organizado no município da Zona da Mata. As denúncias, feitas na reunião a portas fechadas da comissão nesta segunda-feira (28/5/12) por membros das forças policiais do Estado, envolvem também policiais civis e militares, que teriam feito ameaças de morte aos denunciantes. O requerimento da visita é de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT) e  foi aprovado na reunião.

Também foi aprovado requerimento do presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), solicitando a realização de uma nova reunião da comissão, na Assembleia, para colher depoimento de outros policiais civis e militares supostamente envolvidos com as denúncias. Segundo o deputado Sargento Rodrigues, que solicitou a reunião desta segunda-feira, promotores do Ministério Público também estariam coniventes, já que, de acordo com denúncias apresentadas por algumas testemunhas, eles teriam deixado de prender em flagrante policiais envolvidos.

A comissão aprovou ainda outros dois requerimentos, ambos de Durval Ângelo, um deles propondo o encaminhamento ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de pedido de cópias dos Relatórios Reservados de Inteligência, relativos às atividades do crime organizado em Juiz de Fora.

O outro requerimento aprovado propõe que sejam encaminhadas as notas taquigráficas da reunião à Corregedoria da Polícia Civil, à Corregedoria da Polícia Militar, ao Departamento de Polícia Federal e à Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional ao Combate ao Crime Organizado do MP Estadual.