Via Justiça discute aspectos jurídicos e éticos da eutanásia

A prática de abreviar a vida de um doente incurável, com a ajuda de um especialista, será tema do programa do dia 25/5

24/05/2012 - 17:54

O Via Justiça desta sexta-feira (25/5) debate os aspectos jurídicos e éticos da eutanásia, a prática de abreviar a vida de um doente incurável de maneira controlada e assistida por um especialista. Participam do programa o juiz Sérgio Abdalla Semião e a advogada Priscila Trigo, presidente da Comissão de Bioética da OAB/MG – Subseção de Contagem. O Via Justiça vai ao ar às 23 horas.

A palavra eutanásia vem do grego: o prefixo “eu” significa bom e “tanásia” deriva de thanatos, que significa morte. Seria então uma boa morte, uma morte digna, sem dor. Mas o tema é controverso, e os opositores da eutanásia questionam se um indivíduo tem o direito de antecipar a morte de outro, mesmo com seu consentimento.

O Via Justiça analisa como o direito brasileiro se posiciona em relação à eutanásia e como a prática está regulamentada em outros países. Os convidados discutem as definições e características da eutanásia ativa e passiva e do suicídio assistido. Analisam, ainda, a ortotanásia (morte natural, sem métodos extraordinários de suporte à vida de pacientes irrecuperáveis) e a distanásia (prática pela qual se prorroga, através de meios artificiais, a vida de um enfermo incurável).

O Via Justiça é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Reprise – O Via Justiça será reapresentado no sábado (26/05), às 16h30, no domingo (27/05), às 22h30, e na segunda-feira (28/05), às 8h30. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para o interior do Estado, verifique a sintonia no site www.almg.gov.br.