Ibiá receberá ciclo de debates sobre o trânsito
Município no Alto Paranaíba foi incluído durante reunião preparatória.
24/05/2012 - 19:12Mais uma cidade foi incluída na série de encontros regionais do Ciclo de Debates Siga Vivo - Pelo Fim da Violência no Trânsito. O município de Ibiá (Alto Paranaíba) também receberá um dos encontros, que agora serão oito. O pedido de inclusão da cidade foi feito nesta quinta-feira (24/5/12) pelo deputado Bosco (PTdoB), durante a oitava reunião preparatória para o Ciclo de Debates, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
De acordo com o deputado, o município fica às margens da BR-262 e sofre bastante com os acidentes de trânsito. Segundo ele, a região precisa de uma infraestrutura melhor para prestar socorro às vítimas. “As cidades mais próximas são Araxá e Nova Serrana. Quando é necessário acionar o socorro, as ambulâncias vêm dessas cidades e levam cerca de uma hora para chegar em Ibiá. O município não tem nem mesmo UTI”, afirmou.
O encontro em Ibiá acontecerá no dia 26/6. As outras cidades que receberão o Ciclo de Debates são Governador Valadares (Rio Doce e Jequitinhonha/Mucuri) – 5/6; Poços de Caldas (Sul de Minas) – 13/6; Montes Claros (Norte/Noroeste) – 15/6; Uberlândia (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) – 22/6; Juiz de Fora (Zona da Mata) – 25/6; Divinópolis (Centro-Oeste) – 28/6; e o último será realizado em Belo Horizonte, na Assembleia, em 5/7. O encontro em Betim aconteceu no dia 21/5.
Os objetivos gerais do Ciclo de Debates são difundir a realidade da violência no trânsito na região; apresentar o impacto dos acidentes de trânsito nas vidas das famílias e nos sistemas públicos de saúde e de previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular agentes públicos da região para adoção de medidas visando a redução do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização, para um comportamento mais seguro no trânsito.
Avaliação do primeiro encontro – Durante a reunião preparatória, o grupo de trabalho realizou também uma análise das atividades do encontro em Betim. O Chefe da Seção Técnica de Trânsito da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, Capitão José Procópio Corrêa Júnior, sugeriu que nos encontros futuros seja realizado um diagnóstico rápido de cada região por onde o Ciclo passar. “Podemos separar as duas horas finais do debate e aproveitar a presença de autoridades regionais para pontuar os principais problemas e já cobrar as soluções, com um prazo determinado, a quem se deve”, explicou. A deputada Maria Tereza Lara (PT), que presidiu a reunião, também sugeriu que seja proposto debate sobre a violência no trânsito durante um dos fóruns da Associação Mineira de Municípios (AMM), tendo em vista que os prefeitos precisam participar mais ativamente dessa questão.O deputado João Leite (PSDB) também participou da reunião preparatória.
Inscrições abertas para Governador Valadares – Também foi apresentada ao grupo de trabalho a programação do encontro em Belo Horizonte, cujos palestrantes ainda não estão definidos. Para o próximo ciclo, em Governador Valadares, as inscrições já estão abertas, podendo ser feitas tanto pelo site da Assembleia quanto no próprio local, na hora do evento.