ALMG destaca papel da Unimontes no desenvolvimento do norte
A homenagem da Assembleia pelos 50 anos da Unimontes ocorreu em Reunião Especial na noite desta quinta-feira (17).
17/05/2012 - 20:00Os 50 anos da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foram celebrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais na noite desta quinta-feira(17/5/12). Requerida pelo deputado Arlen Santiago (PTB), a homenagem aconteceu durante Reunião Especial do Plenário e contou com a presença de representantes da universidade, de professores e outras autoridades. O coral universitário da Unimontes se apresentou durante a solenidade.
O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, agradeceu a homenagem e falou sobre a história da Universidade. Ele afirmou que o grupo de homens e mulheres que deu início à fundação da universidade, na década de 60, foi guiado pelo princípio de que o ensino superior poderia trazer o desenvolvimento para a Região Norte de Minas.
O reitor contou que em 1963 surgiu a primeira unidade de ensino superior do Norte de Minas, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e falou sobre as unidades que foram surgindo posteriormente. Para ele, ao longo desses 50 anos, a atuação da Assembleia de Minas foi fundamental para a consolidação administrativa e estrutural da universidade.
João dos Reis Canela destacou que a atuação da Unimontes é hoje voltada para a construção de uma sociedade mais inclusiva e para o combate das injustiças sociais. Ele lembrou do papel do ensino superior de “abrir portas para a inclusão do ser humano nos mais diversos escaninhos da existência”.
O deputado Arlen Santiago também destacou o papel do grupo de professores que deram os primeiros passos para fundação da universidade. "Vários tiveram a capacidade de sonhar juntos e transformaram o sonho de criar uma universidade, numa região que era carente de tudo, em realidade”, considerou.
Ex-aluno da universidade, ele lembrou que a instituição teve início em um velho casarão de Montes Claros e foi se expandido pela cidade e por toda região. Para Arlen Santiago, a Unimontes vem se transformando cada vez mais em um centro de cultura e tecnologia e contribuindo para o desenvolvimento de Minas Gerais.
Instituição atua em vários municípios e regiões
Representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), o deputado Doutor Viana (DEM), que também é ex-aluno da universidade, lembrou os tempos de faculdade e a importância da instituição na formação dos jovens no Norte de Minas. “Promover a formação dos jovens da região e mantê-los lá é um grande mérito da Unimontes”, destacou.
Atualmente, a Unimontes possui 12 unidades, localizadas no Norte e Nordeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha, e tem uma área de atuação que abrange 342 municípios, com o atendimento a uma população potencial de dois milhões de habitantes. Para Doutor Viana, a homenagem realizada na noite desta quinta-feira (17) comemora 50 de serviços bem prestados pela Unimontes que contribuíram para o desenvolvimento do norte mineiro e de outras regiões do Estado.
História – A Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) foi fundada no dia 24 de maio de 1962, e, por intermédio da Constituição Mineira de 1989, passou por diversas mudanças em seus cursos e atividades até que, em 1994, foi reconhecida pelo Ministério da Educação como Universidade Estadual de Montes Claros.
Hoje, a instituição possui cerca de 11 mil alunos em mais de 120 cursos regulares, de pós-graduação e técnico-profissionalizante. Além disso, a Universidade se destaca no ensino a distância, com 48 cursos oferecidos nessa modalidade.
O corpo técnico-docente da Universidade Estadual de Montes Claros totaliza 2.866 pessoas, sendo 1.384 professores e 1.482 servidores técnico-administrativos e colaboradores. Ao longo desses 50 anos, a Unimontes já graduou mais de 45 mil profissionais em diversas áreas do conhecimento.