Despejo da ocupação Eliana Silva é tema de audiência

A Comissão de Direitos Humanos se reúne nesta quarta (16), às 11 horas, para debater a situação das famílias.

15/05/2012 - 10:58

O despejo de 350 famílias da ocupação Eliana Silva, localizada no Barreiro, em Belo Horizonte, será tema de debate da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta quarta-feira (16/5/12). Solicitada pelo deputado Rogério Correia (PT), a audiência pública será realizada no Auditório, às 11 horas.

De acordo com informações veiculadas pela imprensa, as 350 famílias foram retiradas do local pela Polícia Militar na última sexta-feira (11), por determinação judicial de reintegração de posse. A comunidade Eliana Silva estava acampada numa área de 35 mil metros quadrados na Rua Perimetral, lotes 29 e 30, bairro Santa Rita.

A ocupação Eliana Silva já havia sido um dos temas de audiência pública da comissão, realizada no dia 9 de maio. Na ocasião, a coordenadora da Defesa Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais da Defensoria Pública, Cleide Aparecida Nepomuceno, afirmou que o déficit e a precariedade das moradias populares em Belo Horizonte atingem números alarmantes. Ela citou que a ocupação Eliana Silva, iniciada em 21 de abril deste ano, é um reflexo disso.

Convidados – Foram convidados para participar da reunião o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Márcio Martins Sant'Ana; o corregedor da Polícia Militar, coronel Hebert Fernandes Souto Silva; a ouvidora-geral do Estado, Célia Pimenta Barroso Pitchon; a subdefensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Ana Cláudia da Silva Alexandre; o assessor de comunicação da Comissão Pastoral da Terra, Frei Gilvander Luís Moreira; o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, Élcio Pacheco; o advogado e representante das Brigadas Populares, Joviano Gabriel Maia Mayer; e o coordenador nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Leonardo Péricles Vieira Roque.