Ciclo de debates busca reverter quadro de mortes no trânsito

ALMG promoverá entre maio e junho o evento Siga Vivo: pelo fim da violência no trânsito, com oito encontros regionais.

14/05/2012 - 19:46

Exatamente 40.610 pessoas mortas no ano, aproximadamente 111 por dia, uma a cada 13 minutos. Esses números do ano de 2010 não se referem a vítimas de nenhum combate entre países, mas à verdadeira guerra que se tornou o trânsito no Brasil. Para buscar soluções para esse quadro caótico, trazido pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, entre maio e junho deste ano, o Ciclo de Debates Siga Vivo: Pelo fim da violência no trânsito.

De acordo com a Polícia Militar, o problema é crescente: só em Minas Gerais, em 2010, 1.056 pessoas morreram no trânsito; e em 2011, foram 1.270, o que representou um aumento de mais de 20%. Além das perdas humanas, o trânsito gera altos gastos para o poder público. Em 2010, por exemplo, o Brasil comprometeu R$ 110,24 bilhões, ou seja, 3% do seu PIB, com despesas com acidentes de trânsito; em Minas, foram gastos R$ 9,96 bilhões naquele ano.

O ciclo de debates busca a sintonia com as diretrizes da Década Mundial de Ações pela Segurança no Trânsito – 2011/2020, proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com foco na redução de mortes no trânsito. O evento é fruto de parceria da ALMG com mais de 50 entidades que lidam com a questão do trânsito e conta com estas comissões permanentes engajadas em sua realização: de Segurança Pública, de Saúde, de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Educação, Ciência e Tecnologia e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas.

São cinco os objetivos principais do Ciclo de Debates Siga Vivo: difundir a realidade da violência no trânsito; apresentar o impacto dos acidentes de trânsito nas vidas das famílias e nos sistemas públicos de saúde e previdência; debater as causas e possíveis soluções para o problema; articular agentes públicos para a adoção de medidas visando à redução das mortes e do número de vítimas; e sensibilizar a sociedade, por meio da educação e da mobilização, para um comportamento mais seguro no trânsito.

Encontros regionais – Para propagar essa mensagem pelo Estado, o evento tem um cronograma que visa a contemplar todas as regiões de Minas. Ao todo, serão oito encontros regionais, da seguinte forma: Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte) – 21/5; Sul de Minas (município e data a confirmar); Governador Valadares (Rio Doce e Jequitinhonha/Mucuri) – 5/6; Montes Claros (Norte/Noroeste) – 15/6; Uberlândia (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba) – 22/6; Juiz de Fora (Zona da Mata) – 25/6; Divinópolis (Centro-Oeste) – 28/6; e o último em Belo Horizonte, na Assembleia, em 5/7.

Enquete – Com o objetivo de ampliar a discussão do tema, a Assembleia lançou em seu portal (www.almg.gov.br) uma enquete em que pergunta aos internautas qual a principal causa da violência no trânsito. Os interessados têm até o dia 28 de maio para responderem à questão. Até o momento, a causa mais frequente apontada é a imprudência dos motoristas, seguida pela falta de fiscalização, pela má conservação e sinalização das vias e pela ausência de uma legislação mais rígida.

Betim – A programação definida para o encontro de Betim, que será no auditório do Centro Administrativo Municipal (Rua Pará de Minas, 640 – Brasiléia), é a seguinte:

8h30 – Credenciamento

9 horas – Abertura

9h30 – Palestra de Abertura dos Ciclos de Debates: “Observatório da mobilidade e saúde humanas – uma ferramenta para a década”

  • Antenor Pinheiro – Coordenador da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) Regional Centro-Oeste e superintendente de Desenvolvimento Urbano e Trânsito da Secretaria de Estado das Cidades de Goiás

10h30 – Exposições: Realidade da Violência no Trânsito

  • Coordenação: Deputado João Leite – Presidente da Comissão de Segurança Pública
  • Inspetor Davi Stanley Bomfim Dias – Superintendente Regional de Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais
  • Capitão José Procópio Corrêa Júnior – Chefe da Seção Técnica de Trânsito da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais

11h30 – Debates

12 horas – Intervalo

14 horas – Exposições: Realidade do Atendimento às Vítimas do Trânsito

  • Coordenação: Deputada Maria Tereza Lara – Vice-Presidente da Comissão de Segurança Pública
  • Márcio Melo Franco – Médico, secretário municipal adjunto de Saúde de Betim
  • Tenente-coronel BM Edson Alves Franco - diretor de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais 
  • Representante do Hospital João XXIII

14h40 – Mesa Redonda: Por uma Maior Segurança no Trânsito

  • Santelmo Xavier Filho – Mestre em Engenharia Civil; conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) e da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes); professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)
  • Eduardo Lucas – Presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Betim (Transbetim)
  • Coronel José Guilherme do Couto – Assessor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (SetraBH)
  • Paulo Sérgio Borba Rocha – Coordenador Executivo da Associação Brasileira de Educação de Trânsito (Abetran) e membro do Conselho Empresarial de Política Urbana da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas)
  • José Acácio Carneiro – Presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Minas Gerais
  • Rogério dos Santos Lara – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais

16h30 – Debates

17 horas – Encerramento

Inscrições - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo portal da Assembleia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2108-7800, das 7h30 às 19 horas. Informações técnicas sobre o evento podem ser obtidas na Gerência-Geral de Projetos Institucionais, pelo telefone (31) 2108-7686.