Deputados vão debater situação de associação de paraplégicos
Comissão quer tratar de alternativas para dificuldades da Associação Mineira de Paraplégicos, em Belo Horizonte.
11/05/2012 - 12:21As alternativas para a recuperação e manutenção da Associação Mineira de Paraplégicos (AMP) serão debatidas, nesta quarta-feira (16/5/12), pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será às 10h45, no Plenarinho I, e foi solicitada pelos deputados Marques Abreu (PTB), Doutor Wilson Batista (PSD) e Elismar Prado (PT).
A ideia da audiência surgiu em visita que a comissão realizou à AMP, situada em Belo Horizonte, em fevereiro deste ano. Durante o encontro, os deputados viram instalações deterioradas e tiveram acesso a relatos de que a entidade vem sendo mantida precariamente pelos cerca de 600 frequentadores, que, uma vez por semana, reúnem-se no local. O espaço tem, aproximadamente, quatro mil metros quadrados, e para o qual contribuem mensalmente com dois reais. Além disso, a entidade, fundada em 1979, está com contas atrasadas. Na ocasião, a AMP tinha uma dívida de R$ 100 mil com a Copasa.
Durante a visita, um de seus fundadores e ex-presidente, vereador Leonardo Mattos (PV), afirmou que a instituição tem condições de se transformar num polo de treinamento e capacitação de atletas paraolímpicos e num centro de convivência para pessoas com deficiência. Entretanto, ele disse que, para se reerguer, a entidade precisa de um gestor.
Convidados – Foram convidados para a audiência o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, Rodrigo Filgueira de Oliveira; o coordenador da Defensoria Especializada no Idoso e da Pessoa com Deficiência, Estevão Machado de Assis Carvalho; o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência, José Matias Gonçalves de Abreu; a coordenadora Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência, Ana Lúcia de Oliveira; a presidente da Associação Crescendo Com Amor, Isabela Vieira Vaz de Melo; e o fundador da Associação dos Deficientes de Contagem, Maurício Alves Peçanha.