Esta foi a 2º reunião preparatória para o Ciclo de Debates

Definida programação do ciclo de debates sobre a Rio+20

Evento no Plenário da Assembleia será no dia 1º de junho.

09/05/2012 - 18:21

Já estão definidos a programação básica bem como os objetivos do Ciclo de Debates “Rumo à Rio+20 e à Cúpula dos Povos: tecnologias sociais, sustentabilidade e superação da pobreza”. Reunidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais na tarde desta quarta-feira (9/5/12), representantes de entidades e órgãos ligados ao tema, juntamente com técnicos da Casa e deputados, chegaram a um esboço de programa do ciclo de debates, que será realizado no Plenário em 1º/6/12.

Ainda na reunião, participantes sugeriram diversos nomes de expositores para os painéis do evento. Participaram da reunião os deputados Almir Paraca (PT) e Célio Moreira (PSDB).

A programação básica e os objetivos aprovados para o evento são os seguintes:

Ciclo de Debates “Rumo à Rio+20 e à Cúpula dos Povos: tecnologias sociais, sustentabilidade e superação da pobreza”

Objetivos: Apresentar o conceito de tecnologia social e debater entendimentos e práticas de desenvolvimento sustentável; contribuir na construção de uma sociedade sustentável; discutir o uso dessas tecnologias na superação da pobreza, na inclusão social, na melhoria da qualidade de vida e na efetivação da sustentabilidade ambiental; promover a mobilização de sociedade civil, poder público e setor produtivo para recolher sugestões que venham a subsidiar a elaboração de políticas públicas estaduais de tecnologias sociais; econtribuir para as discussões da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 – e da Cúpula dos Povos.

Programação:

Painel 1 (manhã) – Conferência Rio+20 e Sustentabilidade: a contribuição das tecnologias sociais

Painel 2 (tarde) – Produção, consumo, meio ambiente e pobreza: os desafios de um desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo

Painel 3 (tarde) – Tecnologias sociais como alternativas sustentáveis

Ainda segundo a programação, depois de cada painel será garantido tempo para a participação dos presentes, que poderão se manifestar por meio de perguntas aos expositores ou da apresentação de apontamentos ou sugestões em relação às temáticas discutidas.

Participaram da reunião preparatória representantes dos seguintes órgãos e entidades, entre outros: Comitê Mineiro da Cúpula dos Povos, Fórum Mineiro de Mudanças Climáticas, Copasa, Cemig, Ministério Público, Defensoria Pública, Organização das Cooperativas de Minas Gerais, Federação Quilombola do Estado, Solo Fértil Lemos Ambiental, Terra da Sobriedade, Instituto Mãos e Vozes, Clarosofia Núcleo Mundial e Arte Educadora.