Ciclo de debates em Betim tem programação definida
Reunião tratou de evento sobre Segurança no Trânsito
03/05/2012 - 19:00Na tarde desta quinta-feira (3/5/12) realizou-se na Assembleia Legislativa de Minas Gerais a 5ª reunião preparatória para ciclo de debates sobre segurança no trânsito, evento que será realizado na Capital e em sete cidades mineiras nos meses de maio, junho e julho. Desde o início de abril, representantes de diversas entidades estão formatando o evento em conjunto com a Comissão de Segurança Pública. Desde o começo da discussão também se envolveram com a iniciativa as Comissões de Transporte, de Educação, de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Durante a reunião, foram definidos horários e programação dos debates que serão realizados em Betim no dia 21/5 e em Pouso Alegre no dia 25/5. Em Betim, já está definido que o local onde se realizará o encontro regional. Será no auditório do Centro Administrativo Municipal, no bairro Brasiléia. O encontro começará com uma palestra, às 9h30, nomeada “Observatório da mobilidade e saúde humanas – uma ferramenta para a década”. O palestrante será o coordenador da Regional Centro-Oeste da Associação Nacional de Transporte Público, Antenor Pinheiro. Às 10h30, acontecerá uma exposição sobre a realidade da violência no trânsito, com as presenças do superintendente da Polícia Rodoviária Federal, David Stanley, e do representante do Movimento Viva e Deixe Viver, Padre Gilson.
Às 14 horas, será realizado o painel sobre a realidade do atendimento às vítimas do trânsito, com a presença de representantes dos hospitais João XXIII e Regional de Betim, além do Corpo de Bombeiros. Durante a definição dessa parte da programação, o deputado João Leite (PSDB), presidente da Comissão de Segurança Pública, ressaltou a importância de se pensar também na convocação do MG Transplantes para participar de algum momento do debate, tendo em vista que a questão da doação de órgãos também está envolvida nos acidentes de trânsito. Às 14h40, será realizada uma mesa-redonda chamada “por uma maior segurança no trânsito”, que contará com a presença de representantes do Cefet-MG, DER-MG, Detran-MG, Transbetim e Associação Brasileira de Educação de Trânsito. Também serão convidados membros de sindicatos ou associações relacionadas às categorias dos caminhoneiros, motociclistas e empresas de ônibus do município.
A deputada Maria Tereza Lara (PT) ressaltou que dois eixos envolvendo o ciclo não podem ser perdidos de vista, o do diagnóstico e o da prevenção. “Não queremos só discutir sobre o trânsito, mas também atuar na redução permanente do número de mortes e acidentes. Queremos mobilizar os municípios para mudar o quadro atual”, afirmou. Ela sugeriu ainda a presença de representantes da saúde e da educação na discussão de Betim, com a produção de folderes e a realização de blitz educativa.
A programação do ciclo de debates em Pouso Alegre está com os convidados ainda em definição, mas as temáticas das atividades já foram estabelecidas. Às 9h30, acontecerá o painel sobre a realidade da violência no trânsito e do atendimento às vítimas de acidentes, com a presença de representantes das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Corpo de Bombeiros e Associação Mineira de Medicina no Tráfego. Às 14 horas, a mesa-redonda “por uma maior segurança no trânsito” terá a presença de entidades governamentais locais, empresas da área de trânsito e transporte, de educação para o trânsito e de vítimas e parentes de vítimas.
O ciclo de debates passará ainda por Governador Valadares (5/6), Montes Claros (15/6), Uberlândia (22/6), Juiz de Fora (25/6), Divinópolis (28/6) e o encerramento acontecerá na ALMG, no dia 5/7. As duas últimas reuniões preparatórias para o ciclo de debates acontecerão na ALMG nos dias 10 e 15 de maio, às 16 horas. Entre os objetivos do evento está a difusão da realidade da violência no trânsito em cada região onde os debates serão realizados.