ALMG deve visitar central termoelétrica modelo em Sabará
Comissão de Minas e Energia aprova requerimento para conhecer processo sustentável de produção de eletricidade.
03/05/2012 - 13:12A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (3/5/12), requerimento do deputado Délio Malheiros (PV) para a realização de visita à Central Termoelétrica da Estação de Tratamento de Esgoto em Sabará (ETE- Arrudas). A visita tem como objetivo conhecer as instalações e o funcionamento da central, que produz 90% da energia consumida pela unidade.
Em seu requerimento, Délio Malheiros diz que a geração de energia na ETE se pauta pela sustentabilidade e pela preservação do meio ambiente. Ele explica que o gás metano, resíduo poluente proveniente dos procedimentos de tratamento do esgoto, é canalizado para a central, onde é queimado, gerando o calor necessário à produção de eletricidade. “Além de evitar a liberação de toxinas no ambiente, o processo ainda permite que a estação se torne autossustentável”, enfatizou o deputado.
O deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), presidente da comissão, lembrou a importância de tornar pública tal inciativa. Para ele, a ETE é uma fonte alternativa de produção de eletricidade que deve ser expandida para todo sistema de saneamento do Estado. “Podemos obter, com este processo, ganhos significativos no âmbito da saúde, do meio ambiente e da economia”, ressaltou.
A Central Termoelétrica, inaugurada em 3 de abril de 2012, trata 40% do esgoto coletado em BH e 40% do que é recolhido de Contagem. Ela é um dos instrumentos para a revitalização do Rio das Velhas. Foram investidos R$ 50 milhões no novo sistema, cuja potência chegará a 2,4 megawatts – produção suficiente para abastecer aproximadamente 3 mil famílias. Com a fonte alternativa, espera-se que o Estado economize cerca de R$ 2,7 milhões por ano.