Plenário votou indicações para o CEE, Iter, Arsae e Feam

Plenário aprova nove indicações para órgãos do Estado

Seis delas foram para o Conselho Estadual de Educação. Iter, Arsae e Feam também tiveram nomes aprovados.

02/05/2012 - 12:08

Os deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovaram, na Reunião Extraordinária de Plenário da manhã desta quarta-feira (2/5/12), as indicações de nove nomes sugeridos pelo governador do Estado, para ocupar cargos no Conselho Estadual de Educação, Instituto de Terras (Iter), Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água (Arsae) e Fundação Estadual do Meio Ambiente.

Para o Conselho Estadual de Educação foram aprovadas seis indicações. Conheça os integrantes do conselho:

* Edmar Fernando de Alcântara é graduado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Escolar. Possui 22 anos de experiência no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), como professor, supervisor e agora diretor. Sua indicação teve 39 votos a favor e nenhum contra.

* Carlos Antônio Bregunci é formado em Psicologia e pós-graduado em Psicologia Educacional, sendo atualmente o diretor do Colégio Imaculada, na Capital, e presidente da Associação de Educação Católica de Minas Gerais. Entre outros, foi chefe do Serviço de Pesquisa da Fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. A indicação dele também teve 39 votos a favor e nenhum contra.

* José Januzzi de Souza Reis é advogado e pedagogo e tem 46 anos de exercício do magistério. Integrante do CEE há quatro mandatos, foi presidente das câmaras de Ensino Médio e de Planos e Legislação, tendo representado o conselho em diversas ocasiões. É professor titular do Departamento de Educação da PUC Minas e foi secretário municipal de Educação de Contagem e também secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do mesmo município. Sua indicação teve 40 votos a favor e nenhum contra.

* Aurélio Sávio de Mendonça Terra é coronel bombeiro aposentado. Ele é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa, tendo lecionado por dez anos na Academia da Polícia Militar. No Corpo de Bombeiros, foi diretor de ensino e professor da disciplina de Segurança no Trabalho. A indicação teve 40 votos a favor e nenhum contra.

* Eduardo de Oliveira Chiari Campolina é coronel da reserva. Na Polícia Militar de Minas Gerais, ele foi comandante da Academia da PMMG e coordenador estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Em 2005 trabalhou no credenciamento da academia como uma instituição de ensino superior e, nos anos seguintes, atuou no processo de autorização para que ela oferecesse cursos superiores de tecnologia. A indicação dele teve 39 votos a favor e nenhum contra.

* Paulo José de Araújo é formado em Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais e já foi deputado estadual em Minas, na 10ª Legislatura (1983-1987). Desempenhou também a função de secretário adjunto da Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração, de agosto de 1991 a março de 1994, diretor da Carteira Agrícola e Industrial e diretor da Carteira Habitacional da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais, entre outros cargos. Sua indicação teve 39 votos a favor e nenhum contra.

Iter aprova indicação de atual diretor-geral

O Instituto de Terras do Estado (Iter) manteve em sua diretoria-geral, Márcio Eli Almeida Leandro. Durante os anos de 2004 a 2012, foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude e da Sedese. Natural de Uberaba (Triângulo Mineiro), o indicado tem, de acordo com o governador “qualificação profissional e experiência administrativa nos setores público e privado, preenchendo, assim, todos os requisitos para ocupar o cargo de diretor-geral do Iter". A indicação dele teve 41 votos a favor e um em branco.

Arsae-MG – Para a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água foi indicado o nome de Hubert Brant Morais. Graduado em Engenharia Civil, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, ocupava o cargo de coordenador técnico de regulação operacional da própria Arsae-MG. Entre 2009 e 2010, foi diretor de informação da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Antes, atuou em diversos cargos na Copasa MG, Sudecap e Ruralminas, entre outros órgãos e entidades. Atua neste setor desde 1967, quando ingressou no extinto Deparamento Municipal de Água e Esgoto da Prefeitura de Belo Horizonte. Sua indicação teve 38 votos a favor e um em branco.

Feam – Para a presidência da Fundação Estadual do Meio Ambiente, retorna o ex-presidente, entre 2003 e 2007, Ilmar Bastos Santos. Foi subsecretário de Estado de Gestão Ambiental Integrada entre 2008 e 2010 e, atualmente, é assessor especial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Ele também foi superintendente executivo da Fundação Biodiversitas (1988-2003) e integrou o conselho fiscal da Federação das Fundações de Direito Privado de Minas Gerais (2001-2003) e o conselho curador da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte (1991-2004). Biólogo, tem mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG. A indicação teve 38 votos e um em branco.

Consulte o resultado da reunião.