Assembleia irá homenagear OAB-Minas pelos seus 80 anos

A Reunião Especial, que acontece nesta segunda (23), é uma forma de reconhecer o papel da entidade no Estado.

18/04/2012 - 12:34

Como forma de reconhecer o papel que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais exerce para o Estado, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais irá homenagear a entidade pelos seus 80 anos de fundação, durante Reunião Especial de Plenário. A homenagem será nesta segunda-feira (23/4/12), às 20 horas, e atende requerimento dos deputados Célio Moreira (PSDB), Délio Malheiros (PV) e Sargento Rodrigues (PDT). A reunião contará com presença de várias autoridades, entre elas o presidente da OAB-Minas, Luís Cláudio da Silva Chaves.

Com o surgimento da entidade, oito décadas atrás, “começava uma fecunda história de reivindicações não só da própria classe dos advogados, mas também, e com extraordinário realce, em prol do aperfeiçoamento das relações jurídicas”, destacaram os parlamentares no requerimento que solicitou a homenagem. Os parlamentares ressaltaram, ainda, o papel da instituição na defesa da Constituição, da ordem jurídica e dos direitos humanos, bem como sua atuação em prol da classes dos advogados, que representa, e do correto exercício da advocacia.

História – Em artigo publicado este mês na revista Pela Ordem, da OAB-Minas, Luís Cláudio da Silva Chaves conta que a entidade foi instalada no Estado em 1932, em solenidade realizada na Faculdade de Direito da UFMG, tendo como primeiro presidente o advogado Estevão de Leite Magalhães Pinto. “Nossa instituição nasceu da necessidade de aprimorar a advocacia e de criar um órgão que dispusesse dos poderes de zelar pelas prerrogativas dos advogados e por igual poder disciplinar da classe”, afirmou.

Luís Cláudio Chaves destacou a trajetória da OAB-Minas, que vem sendo presidida por alguns dos mais destacados advogados de Minas Gerais. Em especial, ressaltou a contribuição da entidade para a redemocratização do país e a conquista do Estado democrático de Direito, além de sua atuação no incentivo à participação social dos advogados em prol da cidadania e da dignidade da pessoa humana.