Audiência discutiu problemas de trânsito nas imediações do Colégio São Paulo da Cruz

Trecho de avenida no Barreiro ganhará semáforo em julho

Anúncio, feito pela Prefeitura e BHTrans, atende a pedido de comunidade escolar próxima à avenida Sinfrônio Brochado.

16/04/2012 - 12:12

A BHTrans pretende instalar um semáforo nas imediações do Colégio São Paulo da Cruz, no Barreiro de Baixo, em julho deste ano. Foi o que anunciaram o secretário adjunto de Administração Municipal da Regional Barreiro, Wanderley Araújo Porto Filho, e o gerente de Ação Regional Barreiro Oeste da BHTrans, Weslei Alves Rodrigues, em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (16/4/12), no ginásio do colégio, e atendeu a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB).

De acordo com o secretário adjunto Wanderley Araújo, a região cresceu muito nos últimos anos, o que gerou aumento na circulação de veículos e pedestres. Por isso, a prefeitura vem desenvolvendo programas para prevenir acidentes e sinalizar as vias dos bairros da Capital.

O gerente regional da BHTrans, Weslei Alves Rodrigues, afirmou que o programa para segurança no trânsito será executado em toda a avenida Sinfrônio Brochado e em vias do entorno, para que os pedestres tenham condições para atravessar adequadamente. Weslei reforçou que o projeto para a instalação do semáforo nas proximidades do colégio já está pronto e aprovado e que o cronograma deve ser executado até o início do 2º semestre.

Pedido antigo – O diretor do Colégio São Paulo da Cruz, Carlos Alberto Gonçalves Cotta, relatou que o pedido para a instalação de semáforo ou de quebra-molas na avenida Sinfrônio Brochado, na altura da instituição, é antigo. De acordo com ele, há cerca de quatro anos a direção envia solicitações à BHTrans para garantir a travessia dos pedestres na avenida e que, no ano passado, foi elaborado um abaixo-assinado com, aproximadamente, 12 mil assinaturas.

Carlos Alberto afirmou que o volume de estudantes, responsáveis, bem como de veículos na região é grande nos horários de pico, às 11 horas e às 17h30. O diretor comentou que o colégio atende diariamente cerca de 1.300 estudantes nos turnos da manhã e da tarde e 150 alunos de Educação de Jovens e Adultos, no período da noite. Além disso, 850 discentes frequentam a faculdade Novos Horizontes, que funciona no bairro, também no horário noturno, o que torna a circulação de pedestres na região significativa. Carlos Alberto também disse que muitos esperam até cinco minutos para atravessar a via.

O deputado Célio Moreira afirmou que a instalação do semáforo vai contribuir para a prevenção de acidentes na região. Ele apresentou pedidos de providência como a instalação de semáforo ou faixa de pedestres com elevação conhecida como “traffic calming” no cruzamento entre a Rua Visconde de Ibituruna e Avenida Olinto Meireles e na avenida Sinfrônio Brochado nº 120, esquina com Rua José Brandão. Os requerimentos ainda serão votados pela comissão.

Consulte o resultado da reunião.