Pontilhão impede a passagem de caminhões em via do Barreiro, em BH
Audiência no local discutiu o problema

Comissão vai pedir estudos para melhorar via no Barreiro

Trecho, que passa embaixo de pontilhão de linha férrea, tem altura inadequada para caminhões.

16/04/2012 - 17:33

A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais pretende solicitar à empresa MRS Logística S.A. que realize, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, estudos de rebaixamento e alargamento de uma via no bairro Independência (Barreiro), na Capital. Esse e outros requerimentos foram apresentados pelo deputado Célio Moreira (PSDB), em audiência pública na tarde desta segunda-feira (16/4/12), no salão da Igreja São João Batista, na região. Os pedidos de providência ainda serão votados.

Na audiência, solicitada pelo deputado, os moradores demonstraram insatisfação com os problemas causados pela via ao trânsito da região. O trecho, com altura de quatro metros, fica na rua Hum, confluência com a rua de Pitangueira, e passa embaixo de um pontilhão da linha férrea da MRS Logística S.A.. A concessionária controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal.

De acordo com o presidente da União Comunitária Independência, Petrópolis, Mineirão e Adjacências, Aelson Pereira dos Santos, caminhões maiores têm dificuldade de passar pelo ponto e chegam a ficar presos embaixo do pontilhão. Conforme o deputado Célio Moreira, citando estudos técnicos, a altura mínima deveria ser de seis metros.

O secretário adjunto de Administração Municipal da Regional Barreiro, Wanderley Araújo Porto Filho, afirmou que as obras de rebaixamento e ampliação da via já foram escolhidas pela população no Orçamento Participativo do ano passado. A elaboração do anteprojeto para as intervenções estão em andamento desde outubro de 2011. Após essa etapa, serão feitos ainda o projeto executivo, a licitação, o aviso de obras e a execução, cujo início está previsto para 2013.

Barulho de trens – Os moradores também reclamaram do horário em que os trens de carga passam. Segundo relatos, a circulação ocorre durante a madrugada, o que prejudica o descanso das comunidades. O integrante da Gerência-Geral de Infraestrutura da MRS Logística S.A., Walter Nascimento Campos Júnior, afirmou que os problemas apontados serão levados à diretoria da empresa.

Consulte o resultado da reunião.