Atividades do Expresso em Teófilo Otoni prosseguem nesta terça (17)
Estudantes participaram de várias atividades em que refletiram sobre a importância da participação política
Somente na primeira sessão do Expresso em Teófilo Otoni, foram emitidos 54 títulos de eleitor
Caravana pretende mobilizar 1.300 alunos em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri

Expresso Cidadania mobiliza estudantes de Teófilo Otoni

Projeto estimula o exercício do voto consciente e o cadastramento eleitoral de jovens do Vale do Mucuri.

16/04/2012 - 14:10

O estudante Matheus Fernandes Couto tem 16 anos e sempre se interessou por política. Ele pensa em se candidatar a vereador no futuro porque acredita que a política é o caminho para se conseguir melhorias concretas na vida das pessoas, em áreas como saúde e educação. “Precisamos usar a força do voto para escolher os candidatos que nos representem de forma adequada”, afirma.

O jovem foi um dos participantes do primeiro dia do Expresso Cidadania em Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), nesta segunda-feira (16/4/12). O projeto, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), tem o objetivo de estimular a participação política e o cadastramento eleitoral de estudantes de 16 e 17 anos.

O interesse de Matheus Couto em participar das eleições é exceção em Teófilo Otoni. Segundo o juiz eleitoral Flávio Prado Kretli, os jovens com idade entre 16 e 17 anos, para quem o voto é facultativo, somam apenas 1% do eleitorado da cidade. Ele pediu aos estudantes que exerçam seu direito ao voto, de forma consciente. “Sempre disseram que os jovens representam o futuro do País, mas isso é passado. Os jovens representam o presente”, afirmou.

Atividades promovem reflexão sobre a importância da participação política

Para estimular essa participação política, o Expresso Cidadania promove oficinas de texto, imagem, som e expressão corporal. Além disso, os estudantes participam de uma discussão sobre o combate e a prevenção ao uso de drogas e fazem uma votação simulada para escolher a melhor proposta de política pública para enfrentar esse problema. Eles também assistem a uma apresentação teatral que mostra que o voto pode influenciar de fato a vida da comunidade.

Para Carla Salomão, 16 anos, muitos colegas de sua idade pensam que a política é um assunto que diz respeito somente aos adultos. Mas ela acredita que esse ponto de vista está começando a mudar. “Hoje em dia muitos jovens já começam a se interessar em decidir o seu futuro”, afirmou. Marcos Vinícius de Oliveira, também de 16 anos, admite que nunca teve interesse em participar das eleições, mas aprendeu a valorizar a importância do seu voto e fez o seu título de eleitor.

Na opinião do professor Gilmar Burmann, o que desestimula os jovens é o próprio noticiário político, repleto de escândalos de corrupção. “É preciso trazer projetos como o Expresso Cidadania para fazer os jovens refletirem sobre esse tema tão difícil que é a política”, defendeu. A diretora da Escola Estadual Alfredo Sá, Nájila Grateki, também aplaudiu a iniciativa. Para ela, o Expresso Cidadania estimula os alunos a refletir sobre a importância do voto consciente.

Balanço – A primeira sessão do Expresso Cidadania em Teófilo Otoni reuniu 360 alunos das Escolas Estaduais Alfredo Sá e Waldemar da Rocha. Foram emitidos 54 títulos de eleitor pela equipe do TRE-MG. Novas sessões reunirão os alunos dessas duas escolas na noite desta segunda-feira (16) e na terça-feira (17) pela manhã. A terceira edição do projeto também já passou por Belo Horizonte e outras sete cidades do interior do Estado. O Expresso Cidadania já foi premiado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).