Palestras e esquetes teatrais sensibilizaram os estudantes sobre a importância do voto consciente
Estudantes surdos puderam acompanharam as atividades, graças ao colega Gabriel Rodrigues, que traduziu as palestras para a linguagem de libras
Jovens de Montes Claros garantiram seus títulos
Jovens participam de reflexão sobre voto em Montes Claros

Expresso Cidadania faz sucesso em Montes Claros

Programação prossegue nesta sexta-feira (13).

12/04/2012 - 13:35

Estudantes de Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, elogiaram as atividades do Expresso Cidadania, projeto organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais que chegou ao município nesta quinta-feira (12/4/12). Em uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e a Secretaria de Estado de Educação, o Expresso tem o objetivo de incentivar a participação política e facilitar a emissão dos títulos eleitorais para jovens de 16 e 17 anos. Iniciado em 2008, está em sua terceira edição.

Paulo Giovane dos Santos, de 17 anos, afirmou que o Expresso Cidadania é importante justamente por se tratar de uma faixa etária para a qual o voto é facultativo. “A gente vê que o jovem está indeciso sobre a eleição. Depois, ele chega aos 18 anos e é obrigado a votar. É importante que haja eventos como esse porque há uma conscientização legal, é uma preparação”, afirmou o estudante, que pertence à Escola Estadual Américo Martins.

Recado parecido veio do diretor do Foro Eleitoral de Montes Claros, juiz Richardson Brant, que falou aos estudantes durante o segundo encontro da manhã. “No Brasil, há uma dificuldade na educação para a cidadania. Hoje é uma oportunidade que cada um tem para fazer essa reflexão”, afirmou Brant, em seu pronunciamento aos estudantes.

Solidariedade – No primeiro encontro dessa quinta, o recado da Justiça Eleitoral veio do juiz Danilo Campos. Suas palavras chegaram mesmo aos alunos que não podiam ouvir, graças à solidariedade de colegas como Marcos Gabriel Rodrigues, de 16 anos, que traduziu todas as falas do Expresso Cidadania para a linguagem de surdos-mudos, a libras. “Há duas alunas que são surdas. Aprendi a libras no ano passado e traduzo pra elas”, afirmou Marcos, que usa um aparelho ortopédico para corrigir a escoliose.

Mesmo surda, Adelaine Cardoso, de 16 anos, se entusiasmou com a música e as atrações do Expresso. “Ela sente a vibração da música”, relatou o colega Marcos Gabriel. A musicalidade e a dramaturgia são as principais estratégias do Expresso para levar sua mensagem aos jovens. O espetáculo montado pela Companhia Malarrumada de Teatro empolga os adolescentes com a “arena da cidadania”, em que os atores se desafiam em um confronto entre o engajamento político e a alienação. A luta é embalada por versões bem humoradas de sucessos musicais.

Outras atividades do Expresso são as oficinas de produção de texto, imagens e músicas, além do caleidoscópio, ambiente de debate e experimentação do voto eletrônico. Nessa edição, o Expresso Cidadania propõe que os estudantes escolham entre duas opções de políticas públicas de enfrentamento do crack, uma mais repressiva e outra com ênfase na prevenção. Os alunos também têm oportunidade de tirar seu título eleitoral.

Nas duas sessões da manhã desta quinta, foram emitidos 137 títulos eleitorais, com a participação de 312 alunos das Escolas Estaduais Américo Martins e Antônio Canela. Nesta sexta (13), pela manhã, acontecem mais duas sessões com alunos das Escolas Estaduais Beato José Anchieta, Francisco Peres, Cristina Guimarães e Coronel Filomeno Ribeiro.

Histórico do projeto – A primeira edição do Expresso Cidadania foi em 2008 e teve a participação de 19 mil estudantes nas atividades promovidas nas 72 escolas dos 17 municípios visitados. Mais de 4,5 mil títulos de eleitor foram emitidos pelo TRE. Na segunda edição, que ocorreu em 2010, a caravana visitou 73 escolas de 15 municípios mineiros. Cerca de 13 mil estudantes participaram das atividades e mais de 4 mil títulos foram emitidos.

Dando continuidade aos trabalhos, a caravana visitará ao todo, nos meses de março e abril, onze municípios do interior. A edição atual da caravana teve início em 2011, quando foram atendidos alunos dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Expresso já esteve em Juiz de Fora (Zona da Mata), Divinópolis (Centro-Oeste), em Patos de Minas (Alto Paranaíba), Uberaba (Triângulo), Paracatu (Noroeste) e Diamantina (Vale do Jequitinhonha). Depois de Montes Claros, o  Expresso segue para Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Ipatinga (Vale do Aço), Poços de Caldas (Sul) e Governador Valadares (Rio Doce).