Comissão pede providências sobre absolvição de homem que praticou sexo com meninas de 12 anos

Comissão repudia absolvição de acusado de estupro de menores

Deputado André Quintão (PT) pede providência no caso de homem que praticou sexo com meninas de 12 anos e foi inocentado.

12/04/2012 - 15:18

A Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, nesta quinta-feira (12/4/12), um requerimento do deputado André Quintão (PT), presidente da comissão. O parlamentar solicita que seja encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), à Procuradoria-Geral da República e à Advocacia-Geral da União um pedido de providências para que sejam adotadas medidas visando reverter a decisão da Terceira Seção do STJ, que relativizou a presunção de violência no caso de crime de estupro de menores de idade.

O caso ao qual o deputado se refere ocorreu em 27 de março último. Na ocasião, o STJ absolveu um homem acusado de estupro por prática sexual com três meninas de 12 anos. Os ministros argumentaram que as garotas já se prostituíam e, por isso, a prática não teria sido caracterizada como violência. “Os direitos das crianças e dos adolescentes jamais poderiam ser relativizados. A decisão do Supremo significa constituir um caminho de impunidade, desprotegendo quem mais está vulnerável e exposto à exploração”, afirmou André Quintão.

Consulte o resultado da reunião.