Deputados querem conhecer experiência de sucesso dos EUA no enfrentamento às drogas

Comissão propõe visita ao Tribunal das Drogas de Miami (EUA)

Parlamentares querem conhecer programa do órgão, no qual oito a cada dez participantes abandonam o vício.

10/04/2012 - 16:56

Em sua segunda reunião, a Comissão Especial do Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou uma série de requerimentos de seus deputados membros. Um deles, do deputado Vanderlei Miranda (PMDB), vice-presidente da comissão, solicita visita ao Tribunal das Drogas de Miami, nos Estados Unidos. O objetivo é conhecer o programa desenvolvido pelo órgão no combate às drogas, no qual a cada dez participantes, oito abandonam o vício. “No Brasil, a cada 10, apenas três abandonam a droga”, informou o parlamentar. Ainda de acordo com Miranda, desde que foi criado, em 1989, o Tribunal reduziu em 33% o número de crimes. O deputado ainda sugeriu que sejam convidados para a visita o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Cláudio Costa, e o subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides.

Da deputada Liza Prado (PSB) foi aprovado requerimento para que, no relatório final da comissão, seja incluída uma cartilha com informações sobre segurança nas escolas e prevenção às drogas. Nessa cartilha, constariam também telefones e endereços de órgãos e entidades que atuam na segurança pública e especificamente, no combate às drogas.

Foi também aprovado requerimento dos deputados Célio Moreira (PSDB) e Tadeu Martins Leite (PMDB), para realização de audiências públicas nas regiões do Barreiro e de Venda Nova, na Capital; e em Diamantina, Montes Claros e Curvelo. O objetivo é discutir o enfrentamento do crack nessas localidades.

Um requerimento do presidente da comissão, deputado Paulo Lamac (PT), muda o próprio nome da comissão, que a partir de agora passa a se chamar Comissão Especial para o Enfrentamento do Crack.

Já o deputado Doutor Wilson Batista (PSD) defendeu que a comissão chame especialistas de renome nacional que atuam em universidades e são referência no assunto para participarem das audiências públicas.

Por último, Paulo Lamac informou que a comissão especial vai realizar sua primeira visita nesta quinta-feira (12/4), às 9 horas, ao Centro Mineiro de Toxicomania (Alameda Ezequiel Dias, 365, na Capital).

Consulte o resultado da reunião.