Comissão Especial do Crack começa série de visitas

Deputados vão conhecer o trabalho desenvolvido por várias instituições do Estado que atuam no tratamento de dependentes.

04/04/2012 - 12:32

Com o objetivo de traçar um diagnóstico das experiências de tratamento a usuários de drogas no Estado, a Comissão Especial do Crack da Assembleia Legislativa de Minas Gerais começa, na próxima quinta-feira (12/4/12) uma série de visitas a instituições do Estado que prestam esse serviço. O primeiro da lista é o Centro Mineiro de Toxicomania (Alameda Ezequiel Dias, 365 – Santa Efigênia – Belo Horizonte), às 9 horas. O requerimento para a visita é assinado pela deputada Liza Prado (PSB) e pelos deputados Paulo Lamac (PT), presidente da comissão, Doutor Wilson Batista (PSD) e Tadeu Martins Leite (PMDB).

“Queremos conhecer as experiências que estão sendo desenvolvidas em Minas, qual o custo e a eficácia dos tratamentos realizados”, explica Liza Prado. Ela informa que serão visitadas instituições mantidas tanto pela iniciativa privada como pelo poder público, e que seus resultados no tratamento dos dependentes e das famílias afetadas pelas drogas serão comparados. A deputada considera que o relatório a ser elaborado após esse trabalho será útil tanto para a elaboração de políticas públicas de combate às drogas quanto para a troca de experiências entre as instituições.

Referência – De acordo com o site do Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), a instituição é uma unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), vinculada à Subsecretaria Antidrogas da Secretaria de Estado Desenvolvimento Social e Esportes. O CMT é cadastrado no Ministério da Saúde como um Centro de Atenção Psicossocial, voltado para o atendimento, no Sistema Único de Saúde (SUS), aos pacientes que apresentem uso abusivo e/ou dependência de álcool e outras drogas, e reconhecido centro de excelência para a área de tratamento.

O CMT tem capacidade para atender 225 pacientes. Como dispositivos de tratamento, a entidade conta com leitos de desintoxicação e repouso, espaço de permanência-dia, atendimentos individuais nas áreas de enfermagem, clínica médica, psicologia e psiquiatria, além de oficinas terapêuticas. Além disso, realiza grupos de orientação a familiares de usuários de álcool e outras drogas.