Comissão da Verdade é tema de discussão do Sala de Imprensa

Os convidados vão analisar as legislações e atos do Governo Federal que têm tentado corrigir a Lei da Anistia, de 1979.

03/04/2012 - 14:28

O programa Sala de Imprensa desta quinta-feira (5/4/12) vai abordar a Comissão da Verdade, criada para apurar crimes que violaram os direitos humanos cometidos durante a ditadura militar. Para discutir o assunto, foram convidados o conselheiro da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Nilmário Miranda, a editora-assistente da editoria de política do jornal Estado de Minas, Patrícia Aranha, e o jornalista Márcio Fagundes. O programa será exibido às 21 horas pela TV Assembleia, emissora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Os convidados farão uma análise das legislações e atos do Governo Federal que têm tentado corrigir a Lei da Anistia, de 1979. Nilmário Miranda reconhece que a lei foi uma norma possível para a época, mas esclarece que ela possui um erro, porque anistiou as violações de Estado. Ele explica que há grande expectativa em torno da Comissão da Verdade, uma vez que se espera a punição de agentes públicos que cometeram crimes contra cidadãos por motivação política.

Mineiro de Teófilo Otoni e jornalista pós-graduado em Ciências Sociais, Nilmário chegou a ser preso na época da ditadura militar. Ele já foi deputado estadual, deputado federal e já escreveu vários livros, entre eles "Dos Filhos Deste Solo", que conta a história de 136 desaparecidos políticos.

Reprise - O programa Sala de Imprensa será reapresentado na sexta-feira (6), ao meio dia; no sábado (7), às 21 horas; e no domingo (8), às 18 horas. Em Belo Horizonte, a TV Assembleia é transmitida pelo canal 35 da TV aberta e pelo canal 11 da TV a cabo.

Consulte a sintonia da TV Assembleia em sua cidade.