Primeira reunião preparatória do ciclo de debates foi realizada nesta terça (3)

Assembleia vai realizar evento sobre segurança no trânsito

Cerca de 40 entidades participaram da 1ª reunião preparatória para definir formato e conteúdo do evento institucional

03/04/2012 - 19:26

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais vai realizar, ainda no primeiro semestre deste ano, um grande evento cujo tema será a segurança no trânsito. Para definir formato, conteúdo, metodologia, entre outros aspectos a serem abordados, foi realizada nesta terça-feira (3/4/12) a primeira reunião preparatória para o encontro. Já foi definido que o evento institucional deverá ter uma etapa de interiorização em cidades-polo de Minas, com o encerramento no Plenário da ALMG.

Além de parlamentares e servidores da Casa, a reunião contou com a presença de cerca de 60 representantes de mais de 40 entidades do terceiro setor, do poder público e da iniciativa privada. Participaram os parlamentares João Leite (PSDB) e Maria Tereza Lara (PT), respectivamente, presidente e vice da Comissão de Segurança Pública, e pela Comissão de Saúde, os deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente, e Doutor Wilson Batista (PSD).

Na abertura, o deputado João Leite destacou entre os objetivos do evento a promoção de um amplo debate sobre a segurança no trânsito e a visibilidade que será dada ao tema. Ele citou dados do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, de que até outubro de 2011, foram atendidos 16 mil acidentados de trânsito, sendo a metade de motociclistas. Além disso, nos leitos do hospital, em cada 10, seis são ocupados por acidentados no trânsito.

Já Carlos Mosconi avaliou que o debate sobre o assunto é fundamental para o País e que a Assembleia está muito empenhada na realização do evento. “O que podemos fazer para melhorar esta situação do trânsito? Esse é um verdadeiro filme de terror que não acaba!”, lamentou.

A deputada Maria Tereza Lara solicitou aos participantes que fossem o mais propositivos e ousados que pudessem, na formulação de suas propostas para o evento. “O que queremos não é só o debate; queremos baixar esses índices de acidentes no trânsito”, defendeu.

O deputado Doutor Wilson Batista disse que 50% das sequelas em portadores de deficiência são provocadas por causas preveníveis ou evitáveis, como os acidentes de trânsito. Ele lamentou que atualmente cerca de 40% dos recursos da saúde são destinados ao tratamento de acidentados no trânsito. Para o deputado, uma política pública efetiva para modificar esse quadro poderia gerar recursos até para outras áreas.

O gerente-geral de Projetos Institucionais da ALMG, Ricardo Moreira, afirmou que o sucesso da discussão vai depender de cada uma das entidades envolvidas.  Ele anunciou que a próxima reunião preparatória será realizada na terça-feira (10), às 16 horas.

Participaram representantes das seguintes entidades: Associação de Motociclistas Trabalhadores de Minas Gerais, Associação Mineira de Medicina de Tráfego, Secretarias de Saúde e de Planejamento Urbano de Belo Horizonte, BHTrans, DER-MG, Polícias Militar e Rodoviária Federal, Sindicato dos Caminhoneiros Urbanos de Minas Gerais, Detran-MG, Sebrae-MG, Crea-MG, Associação Brasileira de Educação do Trânsito, Secretarias de Estado de Educação e de Saúde, Agência RMBH, Fetransp, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Intermunicipal e Interestadual, Sindicato dos Caminhoneiros, Concessionárias Nascentes das Gerais e Autopista Fernão Dias, Ammetra, Sincavir, Abetran, Instituto Rua Viva, Transbetim, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte, entre outras.