Assembleia aprimora inclusão de deficientes auditivos

Curso de libras oferecido a servidores prepara a Casa para melhor atendimento a esse público.

02/04/2012 - 17:39

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o intuito de promover a inclusão das pessoas com deficiência auditiva e capacitar os seus servidores para o melhor atendimento a esse público, vai promover, durante os meses de abril e maio, o curso “Introdução à Linguagem Brasileira de Sinais – Libras”. A proposta materializa uma preocupação do Legislativo mineiro em buscar maneiras para se adequar e melhor se relacionar com os deficientes.

A ideia do curso, que está sendo promovido pela Escola do Legislativo, surgiu de uma iniciativa do Núcleo Vida, que coordena o trabalho de adolescentes trabalhadores da Assprom na Assembleia, para permitir aos jovens lidar com colegas de trabalho com deficiência auditiva. A crescente demanda dos servidores pelo curso, associada ao esforço do Legislativo mineiro em promover a inclusão das pessoas com deficiência, propiciou a oferta de novas turmas, com a abertura de vagas para funcionários de outros setores da Casa.

Além de apresentar algumas das características da linguagem de sinais – expressões faciais, configuração das mãos, alfabeto manual e conceito da interpretação – o curso proporciona orientações e atividades práticas, visando facilitar e aprimorar o relacionamento dos participantes com as pessoas com deficiência auditiva.