Deputados conhecem estrutura de centro tecnológico
Comissão de Educação visitou o Cetec, em Belo Horizonte, e foi acompanhada de representantes da Fiemg e do Senai.
29/03/2012 - 15:05A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais visitou, na manhã desta quinta-feira (29/3/12), a Fundação Centro Tecnológico do Estado (Cetec), no bairro Horto, em Belo Horizonte. Os deputados conheceram espaços do centro tecnológico, como os laboratórios de análise de traços metálicos e o de ensaio de motores, além do Centro Suíço de Eletrônica e Microtecnologia do Brasil (Csem Brasil).
A visita foi acompanhada pelos presidentes do Cetec, Marcílio de Andrade, e da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado Júnior, e pelo diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Lúcio Sampaio. O Cetec mantém um convênio com a Fiemg e o Senai para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e a difusão do conhecimento científico e tecnológico no Estado.
Em apresentação, Olavo Machado enfatizou que o convênio vai possibilitar que o centro tecnológico se torne referência para promover o desenvolvimento das indústrias mineiras. Ele mencionou que existem cerca de 130 mil indústrias no Estado, sendo quatro mil de médio e grande porte.
Além disso, Olavo ressaltou a baixa formação de doutores no Brasil, o que dificulta o desenvolvimento de pesquisas avançadas. Com base em números de 2011 da Academia Brasileira de Ciência, o presidente da Fiemg comentou que, para cada grupo de 100 mil habitantes, 1,4 tem titulação de doutor. Na Suíça, o número de doutores é de 23 para cada 100 mil habitantes e na Alemanha, 15,4.
40 anos – O presidente do Cetec, Marcílio de Andrade, comentou que a instituição fez 40 anos no último dia 21 e que a trajetória inclui projetos significativos, como a inspeção das obras e a montagem industrial da planta da Fiat, em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Atualmente, o centro trabalha nas áreas de tecnologias mineral, metalúrgica, de materiais, química e ambiental; informação tecnológica; biotecnologia; metrologia e ensaios.
Deputados reforçam importância do centro para a tecnologia e a industrialização
Para o presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), o convênio entre as instituições pode favorecer o crescimento do Estado e do País. Na opinião dele, é necessário que o Brasil faça mais investimentos no desenvolvimento de tecnologia. “Precisamos agregar valor às matérias-primas exportadas”, defendeu.
O deputado Paulo Lamac (PT) afirmou que a parceria surgiu em momento adequado, já que o Estado passa por um processo de desindustrialização e os projetos elaborados no Cetec podem contribuir para a recuperação do setor. Já o deputado Carlin Moura (PCdoB) destacou o papel estratégico do centro na produção de tecnologia de ponta. Para ele, o convênio vai imprimir dinamismo ao local e possibilitará que as indústrias mineiras se tornem mais competitivas.