Sargento Rodrigues (à dir.) teve requerimento para visita à Secretaria de Defesa Social aprovado pela comissão

Comissão quer visitar secretário de Defesa Social

Objetivo do encontro é buscar apoio da secretaria para enfrentar desafios na área de segurança pública.

27/03/2012 - 15:00

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais deverão visitar o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, nos próximos dias, para tratar de diversos assuntos relacionados à segurança no Estado. Requerimento para a visita, de autoria do deputado Sargento Rodrigues (PDT), foi aprovado na reunião desta terça-feira (27/3/12). “Os desafios que enfrentamos aqui nesta comissão são enormes, precisamos mesmo do apoio da secretaria”, concordou o presidente da comissão, deputado João Leite (PSDB), após aprovação do requerimento.

Entre os desafios, está o combate ao crack, como destacou a deputada Maria Tereza Lara (PT). “Estou cada vez mais impressionada com a dimensão e os estragos causados por essa droga”, disse. João Leite lembrou que 95% dos municípios mineiros já registram uso do crack entre os seus moradores.

Outro desafio foi objeto do requerimento do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), sobre a utilização dos serviços de atendimento telefônico da Polícia Militar de Minas Gerais (190), do Corpo de Bombeiros (193), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu (192). Esses serviços vem sendo alvos de trotes, muitas vezes praticados por crianças e adolescentes. O deputado propôs uma audiência pública conjunta com a Comissão de Educação para debater formas de conscientização da população, especialmente dos estudantes, sobre a importância de se utilizar corretamente esses telefones.

Deputado pede audiência para discutir guarda de armas apreendidas

O deputado Sargento Rodrigues  fez um apelo ao presidente da comissão para que seja marcada a data para realização de audiência pública para discutir as condições de guarda e armazenamento de armas apreendidas em Minas Gerais, cujo requerimento foi aprovado em junho de 2011. O deputado citou dados do Conselho Nacional de Justiça, segundo os quais Minas tem mais de 35 mil armas armazenadas em fóruns do Estado.

O parlamentar quer discutir a segurança física dos fóruns, dos funcionários e do próprio arsenal que se encontra em poder do Judiciário. “O armamento apreendido não pode voltar às mãos dos bandidos”, alertou Sargento Rodrigues.

O presidente, deputado João Leite, reafirmou a relevância do assunto e disse que a discussão será realizada em breve. “Temos apenas que decidir sobre o melhor formato. Talvez o melhor, para a própria segurança dos envolvidos, seja discutir o assunto em uma reunião fechada”, ponderou.

Prevenção a incêndios - o Projeto de Lei 426/11, do deputado Sargento Rodrigues foi baixado em diligência (pedido de informações) ao Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por solicitação do relator, deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O projeto trata da prevenção e combate a incêndios e pânico em unidades prisionais e socioeducativos do Estado.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.