Na manhã desta segunda (26), mais de 270 estudantes participaram das atividades do projeto
Dinis Pinheiro, presidente da ALMG, acompanhado de outros deputados, marcou presença em Uberaba
O professor Ludovikus falou aos jovens sobre cidadania, democracia e política
Esquete teatral promove reflexão sobre a importância da participação do jovem na política
Nas oficinas, estudantes expressam suas opiniões
Os participantes aproveitaram para tirar seus títulos eleitorais

Expresso Cidadania empolga estudantes em Uberaba

Na manhã desta segunda (26), mais de 270 alunos participaram das atividades do projeto.

26/03/2012 - 14:46

Com a participação de 168 alunos da Escola Estadual Bernardo Vasconcelos, teve início na manhã desta segunda-feira (26/3/12), em Uberaba (Triângulo Mineiro), mais uma etapa do Expresso Cidadania 2012. As atividades foram abertas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que falou sobre a importância da participação dos jovens na construção da cidadania e na consolidação da democracia. Ainda pela manhã, em uma segunda sessão, o número de integrantes se ampliou com a participação de mais 104 alunos da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira.

Os jovens ouviram com atenção as palestras sobre democracia, interagiram e aplaudiram com entusiasmo os artistas que apresentaram esquetes teatrais. Projeto da Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Expresso Cidadania já está em sua terceira edição. A iniciativa tem por objetivo estimular os jovens de 16 e 17 anos à participação política, ao cadastramento eleitoral e ao exercício do voto consciente. Este ano, os estudantes também recebem informações e têm a oportunidade de debater sobre o tema Drogas – Políticas de Enfrentamento ao Crack. Em Uberaba, as atividades estão sendo realizadas no Ginásio Conselho Afro, no bairro Elza Amuil.

Projeto motiva estudantes à participação política

Aluno do 1º ano da Escola Bernardo Vasconcelos, Jean Pierre Soares da Silva tem 19 anos e ainda não tinha tirado o título de eleitor. Disse que nunca foi contra políticos, mas também não se sentia muito motivado. Segundo ele, o Expresso Cidadania mudou completamente seus conceitos. “Achei o projeto interessante, criativo e informativo. Sei que alguns políticos são corruptos, mas não são todos e hoje sei que é importante a gente escolher bem os nossos representantes”, afirmou o jovem.

Seu colega Getúlio Eduardo Costa Silva, 17 anos, disse que já pensava em tirar o título e encontrou no Expresso essa facilidade. “O projeto é interessante e diferente”, disse, acrescentando que “votar é importante e é direito do cidadão escolher os representantes”.

Brena Evangelista, 16 anos, também aluna da 1º ano, disse que não tinha inicialmente intenção de tirar o título antes dos 18 anos. Mas mudou seu conceito após participar do projeto. “Eu achava que o meu voto não faria diferença, agora eu sei que não é assim”.

O projeto – A terceira edição do Expresso Cidadania foi lançada em novembro do ano passado em Belo Horizonte. Este ano, a caravana percorre dez municípios mineiros, já tendo passado por Juiz de Fora (Zona da Mata), Divinópolis (Centro-Oeste) e Patos de Minas (Alto Paranaíba), além de Uberaba. Até agora, mais de 2,3 mil estudantes já participaram desta edição. À noite, alunos das Escolas Estaduais Bernardo Vasconcelos, Carmelita Carvalho Garcia e Nossa Senhora de Abadia reforçam o projeto, que prossegue nesta terça-feira (27).

Além de palestras sobre política, democracia e cidadania, esquetes teatrais e oficinas animaram as atividades dos jovens, que se dividiram entre as oficinas de produção de textos, de imagens, de som e de expressão corporal. Eles participaram também do Caleidoscópio, atividade em que são convidados a refletir sobre o tema proposto, que este ano aborda a questão das drogas, com ênfase no combate ao crack. Com o apoio do TRE, eles também tiveram a oportunidade de tirar o título de eleitor.

Incentivo – Ao saudar os participantes, o presidente da Assembleia lamentou que o Brasil e o Estado de Minas Gerais ainda apresentem um quadro de miséria social muito grande. Segundo ele, mais de 900 mil mineiros vivem em extrema pobreza. Para reverter esse quadro, observou, a participação dos jovens é fundamental. Por isso, explicou, a Assembleia de Minas, “incentiva, através desse projeto, a promoção e a ascensão social, a cultura, a educação, a saúde e a criação de legislação de qualidade”. “Para promover mudanças com maior rapidez, é imprescindível a participação de jovens idealistas, para desenhar um futuro melhor”, disse.

Acompanhando o presidente da ALMG estavam a deputada Liza Prado (PSB) e os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Lerin (PSB), Bosco (PTdoB) e Gustavo Corrêa (DEM), além do ex-deputado Fahim Sawan (PSDB). Da abertura do evento participaram também o juiz eleitoral Fabiano Rubinger e o professor Ludovikus Moreira, da Escola do Legislativo.

Apresentador do evento, o professor falou aos jovens sobre cidadania, democracia e política, interagindo com a platéia. O juiz Fabiano Rubinger destacou a importância de votar. Lembrando que o voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18, ressaltou, contudo, que para se construir uma legislação forte é necessário que os eleitores escolham bem os seus candidatos, buscando conhecer a sua história e a sua trajetória política. Na segunda sessão, os jovens foram saudados também por Soraya Duarte, servidora do Juízo Eleitoral local.