Expresso Cidadania empolga estudantes em Uberaba
Na manhã desta segunda (26), mais de 270 alunos participaram das atividades do projeto.
26/03/2012 - 14:46Com a participação de 168 alunos da Escola Estadual Bernardo Vasconcelos, teve início na manhã desta segunda-feira (26/3/12), em Uberaba (Triângulo Mineiro), mais uma etapa do Expresso Cidadania 2012. As atividades foram abertas pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que falou sobre a importância da participação dos jovens na construção da cidadania e na consolidação da democracia. Ainda pela manhã, em uma segunda sessão, o número de integrantes se ampliou com a participação de mais 104 alunos da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira.
Os jovens ouviram com atenção as palestras sobre democracia, interagiram e aplaudiram com entusiasmo os artistas que apresentaram esquetes teatrais. Projeto da Assembleia Legislativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Expresso Cidadania já está em sua terceira edição. A iniciativa tem por objetivo estimular os jovens de 16 e 17 anos à participação política, ao cadastramento eleitoral e ao exercício do voto consciente. Este ano, os estudantes também recebem informações e têm a oportunidade de debater sobre o tema Drogas – Políticas de Enfrentamento ao Crack. Em Uberaba, as atividades estão sendo realizadas no Ginásio Conselho Afro, no bairro Elza Amuil.
Projeto motiva estudantes à participação política
Aluno do 1º ano da Escola Bernardo Vasconcelos, Jean Pierre Soares da Silva tem 19 anos e ainda não tinha tirado o título de eleitor. Disse que nunca foi contra políticos, mas também não se sentia muito motivado. Segundo ele, o Expresso Cidadania mudou completamente seus conceitos. “Achei o projeto interessante, criativo e informativo. Sei que alguns políticos são corruptos, mas não são todos e hoje sei que é importante a gente escolher bem os nossos representantes”, afirmou o jovem.
Seu colega Getúlio Eduardo Costa Silva, 17 anos, disse que já pensava em tirar o título e encontrou no Expresso essa facilidade. “O projeto é interessante e diferente”, disse, acrescentando que “votar é importante e é direito do cidadão escolher os representantes”.
Brena Evangelista, 16 anos, também aluna da 1º ano, disse que não tinha inicialmente intenção de tirar o título antes dos 18 anos. Mas mudou seu conceito após participar do projeto. “Eu achava que o meu voto não faria diferença, agora eu sei que não é assim”.
O projeto – A terceira edição do Expresso Cidadania foi lançada em novembro do ano passado em Belo Horizonte. Este ano, a caravana percorre dez municípios mineiros, já tendo passado por Juiz de Fora (Zona da Mata), Divinópolis (Centro-Oeste) e Patos de Minas (Alto Paranaíba), além de Uberaba. Até agora, mais de 2,3 mil estudantes já participaram desta edição. À noite, alunos das Escolas Estaduais Bernardo Vasconcelos, Carmelita Carvalho Garcia e Nossa Senhora de Abadia reforçam o projeto, que prossegue nesta terça-feira (27).
Além de palestras sobre política, democracia e cidadania, esquetes teatrais e oficinas animaram as atividades dos jovens, que se dividiram entre as oficinas de produção de textos, de imagens, de som e de expressão corporal. Eles participaram também do Caleidoscópio, atividade em que são convidados a refletir sobre o tema proposto, que este ano aborda a questão das drogas, com ênfase no combate ao crack. Com o apoio do TRE, eles também tiveram a oportunidade de tirar o título de eleitor.
Incentivo – Ao saudar os participantes, o presidente da Assembleia lamentou que o Brasil e o Estado de Minas Gerais ainda apresentem um quadro de miséria social muito grande. Segundo ele, mais de 900 mil mineiros vivem em extrema pobreza. Para reverter esse quadro, observou, a participação dos jovens é fundamental. Por isso, explicou, a Assembleia de Minas, “incentiva, através desse projeto, a promoção e a ascensão social, a cultura, a educação, a saúde e a criação de legislação de qualidade”. “Para promover mudanças com maior rapidez, é imprescindível a participação de jovens idealistas, para desenhar um futuro melhor”, disse.
Acompanhando o presidente da ALMG estavam a deputada Liza Prado (PSB) e os deputados Adelmo Carneiro Leão (PT), Antônio Lerin (PSB), Bosco (PTdoB) e Gustavo Corrêa (DEM), além do ex-deputado Fahim Sawan (PSDB). Da abertura do evento participaram também o juiz eleitoral Fabiano Rubinger e o professor Ludovikus Moreira, da Escola do Legislativo.
Apresentador do evento, o professor falou aos jovens sobre cidadania, democracia e política, interagindo com a platéia. O juiz Fabiano Rubinger destacou a importância de votar. Lembrando que o voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18, ressaltou, contudo, que para se construir uma legislação forte é necessário que os eleitores escolham bem os seus candidatos, buscando conhecer a sua história e a sua trajetória política. Na segunda sessão, os jovens foram saudados também por Soraya Duarte, servidora do Juízo Eleitoral local.